Suposto acordo entre governo, Molon e teles revolta deputados

0

O deputado Alessandro Molon (PT/RJ) participou de reunião nesta quarta, 19, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e representantes das teles, em que ficou combinado que o deputado iria alterar a justificativa do projeto do marco civil da internet (PL 2.126/11) de forma a deixar claro que as operadoras têm liberdade para montar seus planos desde que não infrinjam a neutralidade. Conforme havia antecipado este noticiário, esse foi o maior motivo de tensão nos últimos dias para a votação do projeto.

A notícia acabou por tumultar a sessão do plenário em que estava prevista o debate do projeto e motivou a apresentação de um requerimento para a retirada de pauta, apresentado pelo PMDB. O acordo entre os líderes era que o projeto fosse debatido nesta quarta, 19, mas votado na semana que vem.

"Supostamente houve reunião com as empresas de telecom e supostamente houve um acordo para passar posição do texto para a justificativa. Em função desses supostos acordos, o PMDB retira a sua posição de ontem", disse Eduardo Cunha, líder do partido. Cunha informou ainda que a posição do partido será a de derrubar o projeto e apresentar outro, dessa vez com urgência regimental que não tranca a pauta.

A pedido do líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia, a sessão chegou a ser suspensa para que os parlamentares chegassem a um acordo sobre a manutenção da discussão para esta quarta ou não. Não houve o acordo e a votação do requerimento de retirada de pauta acabou não sendo concluída em função do fim da sessão ordinária, que acaba às 19h. O resultado prático é que os deputados não debateram o projeto, conforme o acordo de ontem, e a discussão terá que ser retomada na semana que vem, se houver quórum, já que é véspera de Carnaval.

Para o deputado Vanderlei Macris (PSDB/SP), a reunião de Molon com as teles e o governo é um "fato novo" que justifica a quebra do acordo prévio. Em referência ao título de reportagem da Exame.com, reproduzida da agência Reuters ("Governo, teles e relator fecham acordo sobre Marco Civil da Internet"), Macris protestou: "Esse acordo deve ser fechado com o Congresso Nacional e não com o Planalto".

Já o deputado Mendonça Filho (DEM/PE) disse que o seu partido tem dúvidas sobre o artigo 11, que estabelece a legislação brasileria para a guarda e tratamento dos registros de dados pessoais, e por isso, preferia que o debate fosse postergado.

A reunião desta quarta de Molon com Cardozo e representantes das teles é resultado da insatisfação velada das operadoras em relação a uma mudança que o relator fez na justificativa do projeto. Na última terça, 18, o deputado chegou a criticar a posição das teles, não dita oficialmente, de que em função da mudança na justificativa passariam a apoiar mudança no artigo da neutralidade. 

Em sua conta no Twitter, Molon procurou rebater acusações. "Reafirmo: a neutralidade da rede é inegociável. É falsa qualquer informação de que permitirei brechas na neutralidade do Marco Civil", disse ele. Em seguida, ele confirmou que continuará buscando a aprovação do texto e respondeu a um usuário da rede social que a alteração apenas deixa mais claro "que o usuário poderá continuar optando pela velocidade (do serviço de banda larga) que quiser contratar".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.