Mudança nas regras de spinoff nos EUA pode frustrar plano do Yahoo para vender participação no Alibaba

0

As ações do Yahoo tiveram queda de mais de 7,5% nesta terça-feira, 19, depois da publicação de um relatório pela Receita Federal dos EUA, conhecida pelas iniciais IRS, no qual o órgão diz estar estudando mudanças nas regras de spinoff (cisão) de empresas, o que pode complicar os esforços da empresa de internet para vender a participação no Alibaba Group Holding, gigante do comércio eletrônico chinês.

Isso poderá ter um impacto nos planos do Yahoo de realizar um spinoff de suas ações no Alibaba sem pagar impostos, como parte de sua estratégia revelada em janeiro e que tem como objetivo maximizar o retorno do investimento aos acionistas. A mudança afetaria as regras para spinoffs de comércios ou empresas que são pequenas em comparação com outros ativos de uma empresa.

A alteração nas regras também seria um complicador para a CEO do Yahoo, Marissa Mayer, que vem sendo pressionada pelo fundo de hedge Starboard Value LP, que vem fazendo lobby junto aos acionistas para que o Yahoo pondere sobre a possibilidade de um acordo com a AOL e se desfaça das participações em companhias asiáticas de internet, incluindo uma participação na Yahoo Japan Corp.

Isaac Zimbalist, revisor técnico sênior do Escritório do Diretor Jurídico Adjunto (Corporativo) do IRS, disse nesta terça-feira, 19, que o órgão do governo está analisando alterações nas regras relativas a spinoffs. O IRS vai manter suspensos todos os pedidos recebidos a partir de hoje, disse Zimbalist durante um evento da DC Bar Association. Os pedidos já em tramitação na Receita Federal seguirão seu curso normal, mas também estarão sujeitos às alterações.

A estratégia do Yahoo, que é um dos maiores acionistas internacionais do Alibaba, com cerca de 15% de participação e ações no valor de US$ 40 bilhões, é separar em uma empresa independente a participação que detém no na gigante asiática do comércio eletrônico, a SpinCo, criada justamente com essa finalidade.

A Spinco, que deterá todos de 384 milhões de ações do Alibaba e as distribuirá aos acionistas do Yahoo, de acordo com o plano.

As ações do Yahoo encerraram o pregão na bolsa eletrônica Nasdaq, nesta terça-feira, 19, com queda de 7,62%, para US$ 40,98, seu nível mais baixo desde outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.