WikiLeaks volta à carga e publica mais arquivos confidenciais da Sony

0

O pesadelo da Sony parece não ter fim. Depois de publicar, em abril deste ano, um banco de dados com mais de 30 mil documentos e 173 mil e-mails vazados por hackers após a invasão à base de dados da Sony Pictures Entertainment, ocorrida em dezembro de 2014, o WikiLeaks divulgou, na quinta-feira, 18, o que chama de "Arquivos da Sony – Parte 2," com mais de 276 mil documentos privados, e-mails e dados financeiros.

A divulgação dos dados da Sony coincide com o terceiro aniversário do "exílio" de Julian Assange, na embaixada do Equador em Londres. Assange, um ativista da internet na Austrália, fundou o WikiLeaks em 2006.

O motivo do ataque em 2014 foi atribuído ao lançamento do filme "A Entrevista", uma comédia que trata sobre um plano de dois jornalistas recrutados pela CIA para exterminar o líder norte-coreano Kim Jong Un.

De acordo com o site SlashGear.com, a nova divulgação traz de tudo, desde calendários de viagem de executivos, planejamento de eventos e relatórios de despesas que abrangem vários anos e empregados. Pouco menos de uma hora depois da publicação, o WikiLeaks tuitou a seguinte mensagem: "Sony Pictures, complicações legais, incluindo um inquérito por suborno", com um link para uma coleção de documentos advocatícios confidenciais.

A pirataria revela também informações médicas confidenciais dos funcionários, detalhes sensíveis de celebridades, incluindo a correspondência de Angelina Jolie para a cabeça, o número de telefone e endereço de e-mail de Emma Stone, entre outras.

"Eu fiquei tão abalada que fui para minha caixa de entrada e apaguei todos os meus e-mails", disse Ema Stone recentemente ao The Wall Street Journal. "Em cerca de 30 segundos, eu teclei 'Selecionar tudo' e 'Eliminar para sempre'. Seis anos de e-mails se foram para sempre. Eu estava tão assustada que alguém estive lá nas mensagens", disse a atriz. "Foi horrível, eu chorei por uma hora."

A legalidade de publicar os documentos é obscura. Eles foram roubados da Sony quando o sistema de computador foi invadido por hackers no ano passado. Sob a lei dos EUA, a Sony detém os direitos autorais desses documentos e não podem ser publicados sem a permissão da empresa.

Os advogados da empresa enviaram várias cartas de advertência a vários sites online que têm publicado o material roubado e ameaçando tomar medidas legais se os arquivos e e-mails não forem retirados. No entanto WikiLeaks, que tem sede na Suécia, se considera um site jornalístico, especializado em publicar informações secretas e confidenciais. Ele colocou a sua sede no país escandinavo por causa de suas leis, que protegem a relação entre jornalistas e suas fontes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.