Senadores criticam demora da Câmara em aprovar o marco civil da internet

0

Os senadores da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicações e Informática (CCT) do Senado Federal estão incomodados com a demora da Câmara dos Deputados em aprovar o marco civil da internet.

"Essa matéria já foi amplamente discutida na Câmara dos Deputados através de comissão especial, de comissões técnicas e está pronta para a pauta. E de forma estranha, não há da parte da Câmara dos Deputados a determinação de trazer à deliberação do Plenário", criticou o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que apresentou o requerimento para a realização de duas audiências públicas sobre o assunto no Senado. O senador classificou como vexatória a posição do Brasil perante os organismos internacionais devido à demora em aprovar o marco civil, o PL 2.126/2011, relatado pelo deputado Alessandro Molon (PT-RJ).

Para as audiências, serão convidados o presidente da Anatel, o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, o diretor da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), o presidente do Facebook Brasil, além do próprio deputado Molon.

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) apoiou a iniciativa de Vital do Rêgo. Ele afirmou que a matéria foi exaustivamente instruída e acrescentou que a polêmica está na opção do relator pela neutralidade da rede, ou seja, o tratamento igualitário dos internautas pelas operadoras de telecomunicações, sem que haja benefício para uns e não para outros na navegação pela internet ou que haja limitação para clientes específicos. "A neutralidade da rede opõe os internautas às empresas de telecomunicação. E é isso que está impedindo a deliberação na Câmara", disse ele.

O presidente da CCT, senador Zezé Perrella (PDT-MG), avisou que o debate vai envolver os temas neutralidade de rede, privacidade e conservação de dados pessoais, entre outros. Perrella avisou também que a comissão pretende realizar uma sequência de audiências públicas sobre a internet. Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.