Em carta aberta, ProTeste denuncia lobby das operadoras contra marco civil da internet

1

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) entregará na próxima quarta, 23, a deputados e senadores uma carta aberta pedindo a aprovação do PL 2.126 de 2011 — que cria o chamado marco civil da internet —, com garantia de neutralidade de rede e liberdade de expressão. A associação se reunirá com os integrantes das Comissões de Defesa do Consumidor e de Ciência e Tecnologia e lideranças dos partidos.

No documento, a associação critica o que chamou de "forte lobby" das operadoras para alterar o texto proposto pelo deputado Alessandro Molon (PT/RJ), relator da matéria. A ProTeste defende a manutenção do texto do artigo 9º, que obriga os provedores de conexão (as teles) a tratar de forma isonômica qualquer tipo de pacote de dados.

Além disso, a associação defende a exclusão do parágrafo segundo do artigo 15, segundo o qual o provedor pode ser responsabilizado caso não retire do ar conteúdo que infringe direitos autorais quando for notificado. Para os demais tipos de conteúdo, a responsabilização do provedor se dá quando ele não cumprir ordem de judicial de retirada. "Sob o falso argumento de defesa dos direitos autorais há empresas no setor de radiodifusão também fazendo lobby. Querem que uma simples notificação possa criar responsabilidade para o provedor, caso mantenha a publicação de conteúdo que contrarie os interesses privados destes grupos econômicos. Fica evidente a intenção de criar mecanismos lesivos de censura privada", diz a o documento.

Outro pedido da ProTeste é que seja mantido o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) "para coordenar e integrar todas as iniciativas de internet no país". Em uma das primeiras versões do relatório do deputado Molon, o CGI deveria ser "ouvido" para se definir as exceções em que a regra da neutralidade poderia ser quebrada. O texto atual, entretanto, estabelece que essas exceções serão estabelecidas pelo Poder Executivo.

A carta da ProTeste aparece em um momento crucial para o marco civil da internet. Isso porque, de acordo com o prazo da urgência constitucional solicitada pela presidente Dilma Rousseff para o projeto, ele tem até o dia 28 de outrubro para ser votado na Câmara dos Deputados. Caso contrário, a pauta da Casa passa a ser bloqueada até a sua votação.

1 COMENTÁRIO

  1. É impressionante a miopia que por vezes algumas organizações de defesa do consumidor demonstram.
    Parece que a oferta de serviços não tem custo.
    Se de fato as empresas estão fazendo lobby por isso (o que é um direito democrático seu), espero que façam bem feito e o vençam. O tal art. 9 do "Marco Civil" é uma excrescência, que vai prejudicar aos consumidores e a sociedade brasileira. Ele impede que as empresas possam administrar de maneira racional um tráfego que cresce mais de 30% ao ano.
    A defesa de tal posição, se não fosse por alguns grupos internacionais gigantescos que dela se beneficiam , e que fizeram lobby por ela, é até difícil de entender.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.