Edenred investe em soluções inovadoras no mercado de cartões pré-pagos

0

Com a desregulamentação dos meios de pagamentos no Brasil, o grupo Endenred, uma gigante do mercado de soluções transacionais que só em 2016 movimentou mais de 20 bilhões de euros, vislumbrou a oportunidade de criar novas iniciativas de negócios baseadas em cartões pré-pagos para diversas finalidades e modelos de negócios.

Cyrille Verdier

Cyrille Verdier, diretor geral da Edenred Soluções Pré-Pagas, explica que o grupo tem a PPS – Pre-Pay Solutions, com sede em Londres, em parceria com a Mastercard, que traz a experiência internacional para nova solução recém anunciada ao mercado brasileiro, o Ticket Pagamento,  uma ferramenta de gestão para remuneração de colaboradores, destinada ao pagamento ou antecipação de salários, prestações de serviços ou comissões, assim como para antecipação de benefícios. O produto se aplica perfeitamente tanto para pequenas empresas, como para grandes empresas com alta quantidade de colaboradores que não têm vínculo bancário, ou que tem alta rotação, e também para empregados terceirizados ou até negativados.

"Este produto é mais uma etapa para oferecer aos clientes da Edenred Brasil um conjunto de soluções para melhorar sua produtividade. Com o Ticket Pagamentos é possível simplificar e reduzir o custo operacional ligado ao processamento da folha de pagamentos de funcionários e de terceiros. Já o empregado, além de segurança, ganha mais facilidade em suas transações, podendo utilizar o seu cartão pré-pago presencialmente em estabelecimentos de todo o território nacional. Adicionalmente, a plataforma permite ao usuário realizar pagamento de contas, pagamento de boletos, saques, recargas e transações on-line", explica Verdier, acrescentando que o produto já foi testado em Dubai, nos Emirados Árabes, onde contabiliza mais de 500 mil cartões ativos.

Diz ainda que existe um grande potencial de mercado para esse produto, pois segundo dados da Febraban, que quase 10% da população brasileira com CPFs ativos ainda não possui conta em banco. Além disso, ele traz uma série de benefícios para a gestão das empresas, quanto para os usuários, com mais vantagens e flexibilidade para seu uso. Além da bandeira MasterdCard e Ticket Pagamentos conta com a Good Card, bandeira do próprio grupo

Para desenvolver a plataforma de processamento de pré-pagos, foram investidos R$ 10 milhões nos últimos dois anos, o que já resultou na marca de um milhão cartões pré-pagos emitidos. "Para isso, oferecemos programas e soluções personalizadas e de baixo custo para diferentes tipos de segmentos de mercado", diz o executivo.

Incentivo e inovação

Para explorar essas oportunidades segmentadas no mercado de pré-pagos, a Endered criou um programa de incentivo a fintechs, que regularmente apresentam ideias que podem gerar novos modelos de negócios.

Um dos exemplos, é a parceria com a ATAR, que criou uma pulseira com uso de tecnologia de pagamento por aproximação NFC da Gemalto em terminais Mastercard habilitados e um aplicativo de pagamento que permite gerenciar a conta. Solução que começa a decolar no mercado, após o período de testes realizados desde sua criação em 2017.

Também tem a parceria feita com a União Nacional dos Estudantes, cuja Carteirinha de Estudante ganha função de cartão pré-pago que pode ser usado com a bandeira MasterdCard, além de todos os benefícios de descontos e vantagens da entidade.

Dentre os projetos inscritos para participação da primeira fase do Programa  de Inovação, a maior parte está alinhada à estratégia da empresa que é buscar, cada vez mais, a digitalização de soluções e produtos para conectar pessoas: 69% são relacionados a uso de inteligência artificial/big data/BI/analytics; 30% focam em automatização e digitalização de processos; 12% são relativos cashback e internet das coisas. A próxima etapa encerrada nesta sexta-feira, 22, selecionou 15 projetos que vão defender suas ideias e propostas de modelos de negócio, perante um júri composto por lideranças da Edenred no Brasil.ara o programa de aceleração deste ano, a Edenred Brasil também conta com a parceria da Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, que vai apoiar com horas de desenvolvimento e consultoria para integração das iniciativas selecionadas.

A Liga Ventures, uma das apoiadoras do programa, promove a Liga Autotech, um programa de inovação aberta focado em automóvel/mobilidade, que prospecta, seleciona e acelera startups conectando-as com grandes empresas, para que explorem inúmeras oportunidades de negócio em conjunto. Neste programa, no ano passado, a Edenred Brasil acelerou quatro startups. Como um dos resultados da mentoria e da aceleração, a Ticket Log lançou parcerias com a Easy Carros e a Zumpy, para funcionalidades da solução Log&Go.

Como uma precursora da inovação aberta, a Edenred desenvolveu um sistema global que antecipa tendências e explora ecossistemas que tenham afinidade com seu core business. O grupo tem trabalhado desde 2011 com o Partech Ventures, um fundo de investimentos que apoia empresas jovens e de crescimento rápido na economia digital. No Brasil, o Edenred Connect foi implementado em 2017 e faz parte do plano estratégico de aceleração do grupo, que visa alcançar a digitalização de sua oferta em geral e obter a posição de liderança em B2B2C, o que é refletido pelo posicionamento: "We connect, you win".

Verdier considera bastante promissor a área de cartões pré-pagos, uma vez que o mercado das chamadas contas digitais ainda está em fase inicial, e a PPS em breve irá anunciar novas soluções para consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.