Órgãos reguladores da UE poderão inspecionar sede do Google nos EUA

0

O órgão responsável pela privacidade de dados na Itália anunciou que o Google concordou em permitir a realização de inspeções em sua sede em Mountain View, na Califórnia. Esta será a primeira vez que um órgão regulador da União Europeia obtém aval para fazer averiguações de uma empresa dentro do território norte-americano.

O acordo, fechado na última sexta-feira, 20, representa uma grande vitória para uma entidade reguladora da UE e revela a disposição do bloco, formado por 28 países, em garantir que os dados de seus cidadãos sejam tratados de acordo com a legislação europeia, mesmo quando realizada em jurisdições estrangeiras. Ele também abre brecha para que outros órgãos reguladores europeus inspecionem sede do Google nos EUA, segundo o site de notícias Business Insider.

O Google tem sido alvo de investigações de vários órgãos de proteção de dados da UE, desde que estabeleceu cerca de 70 políticas de privacidade em março de 2012, que incluem a coleta de dados de usuários de seus serviços, como YouTube, Gmail e o Google+.

Na sexta-feira, a autoridade italiana de proteção de dados disse que o Google concordou em pôr em prática todas as proteções à privacidade exigidas e submeter-se a controles regulares. Segundo o órgão, o gigante das buscas tinha até 15 de janeiro de 2016 para implementar mudanças na forma como trata e armazena dados dos usuários. "Pela primeira vez na Europa, [Google] será objeto de controles regulares para monitorar o progresso… das ações para adequar sua plataforma à legislação interna", disse o órgão.

"Como dissemos em julho do ano passado, estamos totalmente engajados com [o regulador italiano] … em todo este processo e continuaremos a fazê-lo", disse o Google em comunicado, mas sem fornecer detalhes sobre o acordo.

A entidade informou que espera atualizações trimestrais sobre o progresso e reservou-se o direito de inspecionar a sede do Google para verificar se o tratamento de dados "respeitou as regras italianas".

De acordo com as alterações acordadas na sexta-feira, o Google terá de deixar claro aos usuários como seus dados serão utilizados. Além disso, não poderá utilizar dados dos usuários sem o consentimento prévio e terá de garantir-lhes o direito de opor-se caso a sua informação seja utilizada. O Google também vai precisar melhorar a forma como armazena os dados e garantir a exclusão das informações dentro de um prazo determinado quando os usuários solicitarem.

O pacto fechado com a Itália segue na esteira de outro acordo assinado no mês passado com o regulador britânico. O Google concordou em alterar sua política de privacidade em resposta à investigação do órgão, evitando uma multa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.