Dilma sanciona marco civil da internet durante NetMundial e faz aceno a Barack Obama

0

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira, 23, o marco civil da internet durante a abertura do NetMundial, conferência mundial para discutir o futuro da governança da internet, que acontece em São Paulo. A nova lei será publicada em edição extra do Diário Oficial ainda nesta quarta.

O marco civil, aprovado pelo plenário do Senado na noite de terça-feira, 22, define os direitos e deveres de usuários e provedores de serviços de conexão e aplicativos na internet. A aprovação abre caminho para que os internautas brasileiros possam ter garantido o direito à privacidade e a não discriminação do tráfego de conteúdos.

Após assinar a sanção, Dilma iniciou seu discurso defendendo o respeito aos direitos humanos, à privacidade e à liberdade de expressão na internet. "Os direitos que as pessoas têm offline também devem ser protegidos online", comparou.

A presidente também fez um aceno ao governo Barack Obama, depois de ter cancelado visita a Washington no ano passado por causa das revelações do ex-colaborador da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, Edward Snowden, de que Dilma teria sido alvo da espionagem eletrônica e telefônica do órgão de inteligência.

"Saúdo a iniciativa do governo do Estados Unidos de substituir seu vínculo institucional com a Iana [Autoridade para Designação de Números da Internet] e com a Icann [Corporação da Internet para Atribuição e Nomes e Números] por uma gestão global dessas instituições." Dilma defendeu que a gestão da Icann seja "multissetorial, multilateral, democrática e transparente por natureza".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.