Apenas 2% das escolas públicas possuem tablets, revela pesquisa

0

Apesar dos avanços na infraestrutura tecnológica das escolas no Brasil, o uso pedagógico do computador e internet em atividades com os alunos ainda tem um grande caminho a ser percorrido. Dados são da pesquisa TIC Educação 2012, feita pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), por meio de seu Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), divulgados nesta quinta-feira, 23, corroboram essa percepção.

O estudo foi realizado em 856 escolas públicas e privadas do Brasil, selecionadas a partir do Censo Escolar do MEC/INEP 2011. Do ponto de vista da infraestrutura, as escolas brasileiras registraram maior incorporação de computadores portáteis — o que aponta para um caminho de uso das TICs para além das atividades de gestão escolar ou do uso vinculado aos laboratórios de informática. Ao todo, 71% das instituições de ensino possuem notebooks, mas o percentual ainda é muito baixo quando considerados os tablets, presentes em apenas 4% das escolas. Nas regiões norte e centro-oeste, esse índice é ainda mais desanimador, pois nenhuma das escolas consultadas possuía o equipamento. Na quebra por escolas públicas e particulares, apenas 2% das instituições geridas por governos (estaduais, federais ou municipais) possuem tablet, contra 7% das administradas por organizações privadas.

Em relação à internet, 8% das escolas ainda não possuem conexão. Essa fatia é mais elevada no Norte e Nordeste, onde 10% das escolas consultadas estão desconectadas. Quando analisadas as escolas públicas municipais do país, 15% não possuem computadores com acesso à web. Além disso, a velocidade ainda se mostra como uma limitação importante de acordo com diretores, coordenadores pedagógicos e professores — apenas 19% das escolas com aceso à web possuem conexão acima de 8 megabits por segundo (Mbps). A maioria está na faixa entre 1 Mbps e 2 Mbps (36%); seguida da faixa entre 512 kilobytes por segundo (KBps) e 1 MBps (21%).

Perfil do aluno

A presença de computador e internet é maior nos domicílios dos alunos. Entre os alunos das escolas públicas, 62% já possuem o equipamento em suas casas — além do crescimento dos estudantes que fazem uso da internet por celular (44% entre alunos do ensino público e 54% no ensino privado). Pela primeira vez, desde 2010, a forma de aprendizado de uso da internet mais citada pelos consultados foi "aprendeu sozinho", em vez de necessitar de professores ou tutores para acompanhar a navegação.

O estudo está disponível na íntegra no site do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.