Forum Econômico Mundial quer treinar 1 milhão de profissionais em novas tecnologias

0

O Fórum Econômico Mundial lançou a IT Industry Skills Initiative para enfrentar a falta de mão-de-obra global qualificada e evitar a ameaça de desemprego decorrente da automação e da Indústria 4.0. A iniciativa pretende atingir 1 milhão de pessoas com recursos e oportunidades de treinamento no portal SkillSET até janeiro de 2021.

Brasil perde potencial econômico ao ignorar avanço da economia digital
Concebido pela comunidade de governadores de TI do Fórum, sob a presidência de Chuck Robbins, presidente e diretor executivo da Cisco, o projeto conta com os parceiros fundadores a Accenture, CA Technologies, Cisco, Cognizant, Hewlett Packard Enterprise (HPE), Infosys, Pegasystems, PwC, Salesforce, SAP e Tata Consultancy Services.

"Precisamos envolver todas as partes da sociedade – governos, cidadãos e indústria privada – para repensar um sistema educacional baseado na aprendizagem ao longo da vida e que possa preparar os trabalhadores para os empregos do futuro", disse Klaus Schwab, fundador e Presidente Executivo do Fórum Econômico Mundial. "Esta iniciativa é um claro exemplo de líderes da indústria que tomam ações coletivas para abordar um grande desafio social em escala".

De acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial sobre recuperação de mão-de-obra, um em cada quatro adultos relatou uma incompatibilidade entre as habilidades que eles possuem e as habilidades que eles precisam para o seu trabalho atual. Portanto, habilitar e fortalecer os trabalhadores para transformar e atualizar suas habilidades é uma preocupação fundamental para empresas e sociedades em todo o mundo.

"Em nosso mundo dinâmico, a tecnologia abriu muitas vias de crescimento. No entanto, também estamos vendo que inovações como inteligência artificial e automação podem afetar a força de trabalho. É importante para todos nós reconhecer que, sem o talento que precisamos, nenhum de nós será bem sucedido", disse Chuck Robbins, presidente e CEO da Cisco.

"Esta iniciativa reúne as capacidades e os pontos fortes de todas as nossas empresas para ajudar a educar os trabalhadores com as qualidades demandadas hoje e para o emprego do futuro. É nossa obrigação garantir que pessoas com empregos em todas as indústrias recebam os meios para aprender novas habilidades e continuarem competitivas ", completou Robbins.

A coalizão criou uma plataforma gratuita de ferramentas online para agilizar o processo de reabilitação de adultos. A iteração inicial do portal estará disponível em abril de 2018.

Para capacitar as pessoas para abordar os requisitos de habilidades em rápida mudança, as empresas parceiras da iniciativa estão abrindo elementos-chave de suas bibliotecas de treinamento individuais em um portal centralizado.

Os usuários terão acesso, gratuitamente, aos materiais de treinamento mais atualizados das principais empresas de TI globais, que vão desde as habilidades gerais de negócios até a alfabetização digital introdutória para tópicos mais avançados, como segurança cibernética, análise de dados ou internet das coisas. O portal oferecerá uma avaliação de habilidades adaptada, desenvolvida pela PwC, e com base na pesquisa de habilidades da Quarta Revolução Industrial, para ajudar os usuários a determinar quais cursos e/ou caminhos de aprendizagem se encaixam melhor nas suas atuais habilidades e objetivos de aprendizagem.

Ao criar esta plataforma, a coligação espera reformular a educação contínua para uma experiência mais atraente, contínua e educativa. Eles também esperam motivar adultos de todas as origens para usar a plataforma, especialmente aqueles de comunidades de baixo recursos ou grupos sub-representados que historicamente tiveram menos acesso ao setor de TI. O SkillSET está hospedado na premiada plataforma EdCast AI-powered Knowledge Cloud, acessível a qualquer pessoa que esteja usando versões de desktop ou móveis.

A coalizão, que continua a agregar membros, estará trabalhando nos próximos meses para desenvolver ferramentas e processos destinados a enfrentar muitas barreiras que impedem os adultos de se requalificar ou completar treinamentos. A iniciativa inicialmente direcionará o mercado dos EUA, com planos para escalar a outras geografias e construir parcerias com o setor público em 2018. Sob a presidência de Mike Gregoire, diretor executivo da CA Technologies, a coalizão informará sobre o progresso da iniciativa na reunião anual do Fórum Econômico Mundial 2019.

A 48ª Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial terá lugar até sexta, 26, em Davos-Klosters, na Suíça. Três mil líderes de todo o mundo se reunirão em um esforço colaborativo para moldar as agendas globais, regionais e industriais, com o compromisso de melhorar o estado do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.