Visa desenvolve sistema de pagamento em blockchain para competir com rede Swift

0

A bandeira de cartões Visa e a empresa de blockchain Chain estão trabalhando juntas no desenvolvimento de um sistema de pagamento e transferência de fundos em tempo real entre bancos e empresas. A Chain é uma startup de tecnologia na qual a Visa tem participação e que reúne várias empresas por meio de uma rede para o registro de movimentação e transações financeiras, baseada na tecnologia blockchain, cuja aplicação mais popular é a moeda digital bitcoin.

A previsão é que a nova solução, batizada de Visa B2B Connect, chegue ao mercado no próximo ano para concorrer com a rede Swift, que hoje domina o mercado para movimentação internacional de grandes somas de dinheiro entre os bancos em nome de empresas. A Swift hoje já enfrenta a concorrência de Ripple e outras empresa que utilizam a tecnologia blockchain.

A tecnologia blockchain funciona por meio da criação de "registros" públicos permanentes de todas as transações e que podem potencialmente substituir complexos sistemas de clearing.

A Visa B2B Connect irá funcionar como uma infraestrutura de "registros públicos" permanentes de todas as transações, emitindo notificação em tempo quase real e a finalidade do pagamento, com um sistema de blockchain privado autorizado. A infraestrutura de blockchain, na realidade, será da Chain, que irá apoiar a nova oferta, com a Visa respondendo pelo gerenciamento fim a fim.

 A estratégia da Visa, que está tentando se tornar uma alternativa mais relevante na área, é oferecer o produto a partir do próximo ano para os bancos com os quais mantém parceria para que estes possam para oferece-lo aos seus clientes corporativos.

Atualmente, a Visa possibilita pagamentos com cartões para as empresas, que os utilizam para pequenas compras, tais como despesas de empregados. Com o software da Chain, denominado Chain Core, o sistema da Visa vai permitir que as empresas e os seus bancos transfiram altos valores entre si diretamente, em vez de enviar uma mensagem para cada transação através de intermediários, como bancos correspondentes, para transferir o dinheiro.

"Dessa forma, os pagamentos podem ser feitos em tempo real, de maneira muito parecida como um cartão de crédito ou cartão de débito faz uma transação de forma instantânea entre o consumidor e o comerciante", explicou Jim McCarthy, vice-presidente executivo para a inovação e estratégicas de parcerias da Visa, em entrevista à imprensa internacional. Com informações de agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.