Lei que regulamenta investimento-anjo vai incentivar empresas de e-commerce no país

0

A nova lei que regulamenta o papel do investidor-anjo no Brasil deve elevar em até 30% o aporte de capital em startups de comércio eletrônico. É o que diz Leonardo Palhares, presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), sobre o sancionamento do Projeto de Lei Complementar 25/2007, que entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2017. O PLP tira do investidor-anjo a responsabilidade pela dívida da empresa em caso de falência.

"A nova lei incentiva o desenvolvimento das micro e pequenas empresas [startups], pois, ao criar um cenário propício para o aporte de capital em negócios inovadores, dá ao investidor-anjo segurança jurídica", comenta Palhares.

Antes da lei, o investidor poderia ser considerado sócio da empresa, já que ao fazer o aporte ele se tornava dono de um percentual da startup, mesmo sem ter responsabilidade administrativa ou participar do dia a dia do negócio. Em disputas trabalhistas, em caso de falência, ele era considerado responsável legal e podia até ter os bens confiscados para o pagamento das dívidas. Essa situação levava os investidores para outros mercados. Com a nova lei, o Brasil passa a ser um mercado mais atrativo e seguro.

Negócios disruptivos e inovadores devem ser os primeiros a se beneficiar da nova lei, de acordo com Palhares. "O Brasil tem um ecossistema empreendedor ativo e boa parte das startups mais inovadoras do mundo saiu daqui".

Palhares cita como exemplo empresas que desenvolveram tecnologia para transmissão de TV, uso comercial de computadores quânticos, monitoramento cardíaco e oferta de estruturas de TI na nuvem para empresas de pequeno e médio porte. "No e-commerce, temos a Dafiti como exemplo de empresa de sucesso que decolou em função de investimento-anjo", diz ele.

No Brasil, Recife, Belo Horizonte, São José dos Campos e Florianópolis são os principais polos de startups, mas São Paulo, de acordo com estudo internacional, é considerado o 12º melhor ecossistema para uma startup no mundo. "Apesar da crise, a cidade é uma das poucas que ainda crescem e sempre há espaço para empresas inovadoras", diz ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.