Google inicia ambicioso projeto para estudar corpo humano

0

O Google anunciou nesta sexta-feira, 25, o que pode ser o seu mais ambicioso e difícil projeto de ciências — uma pesquisa sobre o interior do corpo humano. O objetivo é coletar informações para tentar entender como funciona o corpo de uma pessoa com saúde e tornar mais eficaz o diagnóstico de câncer e outras doenças.

Batizado de Baseline Study, o projeto irá recolher informações genética e molecular de 175 pessoas, que seram mantidas no anonimato, e mais tarde de milhares de outras pessoas para criar o que a companhia espera ser a imagem mais completa do que um ser humano saudável deveria ser.Serão analisados os batimentos cardíacos, metabolismo e outros indicadores.

O projeto, ainda em fase inicial, é dirigido por Andrew Conrad, um biólogo molecular de 50 anos de idade, que foi pioneiro no desenvolvimento de testes baratos para detecção do vírus HIV da Aids.

O Baseline Study vai funcionar dentro do Google X, braço da empresa dedicado ao desenvolvimento de ideias na área de ciência. Entre as criações recentes do grupo, estão produtos como os óculos inteligentes Google Glass e dos carros sem motorista ou autônomos. Dr. Conrad montou uma equipe de cerca de 100 especialistas de diversas áreas, incluindo fisiologia, bioquímica, ótica, imagem e biologia molecular.

Existem outros estudos médicos e sobre genôma, mas o Baseline Study irá acumular um conjunto muito maior e mais amplo de novos dados. A expectativa é que isso ajude os pesquisadores a descobrir doenças cardíacas e câncer muito antes de se manisfestarem, antecipando a administrsação do medicamento para a prevenção, em vez do tratamento da doença.

O projeto não será restrito a doenças específicas, e vai coletar centenas de amostras diferentes usando uma grande variedade de novas ferramentas de diagnóstico. O Google usará seu imenso poder de computação para encontrar padrões, ou "biomarcadores", escondidos na informação. A esperança é que esses biomarcadores possam ser utilizados por pesquisadores médicos para detectar uma doença muito mais cedo.

O estudo pode, por exemplo, revelar um biomarcador que ajuda algumas pessoas a quebrar alimentos gordurosos de forma eficiente, ajudando-os a viver um longo tempo sem colesterol elevado e doenças cardíacas. Outros podem não ter essa característica e sucumbem a ataques cardíacos precoces. "Depois que a Baseline identifica o biomarcador, os pesquisadores podem verificar se outras pessoas não o têm e ajudá-los a modificar o seu comportamento ou desenvolver um novo tratamento para ajudá-los a quebrar alimentos gordurosos de forma melhor", explica o Dr. Conrad.

O Google já construiu uma das maiores redes mundiais de computadores e data centers para fornecer resultados de buscas online rapidamente e executar outros serviços de dados, como o site de vídeos YouTube. Essa "musculatura" obtida na computação agora pode ser usada para armazenar e processar informações médicas e permitir que outros pesquisadores as acessem mais facilmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.