FCC aprova reclassificação da banda larga nos Estados Unidos

0

Como esperado, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês) aprovou nesta quinta-feira, 26, por três votos a dois, a reclassificação da banda larga como serviço de telecomunicações (em vez de serviço de informação, como era até então) sob o arcabouço legal da Title II, que regula os serviços de utilities. Não apenas isso se aplica à internet fixa, mas também a conexões móveis, fato que deverá desagradar ainda mais as operadoras. Com isso, a comissão consegue uma importante vitória para o presidente Barack Obama, mas que ainda não deve ser o fim da batalha, já que o partido republicano, apoiado pelos maiores provedores de internet dos Estados Unidos, deverá tentar barrar a medida na Justiça.

O resultado na reunião desta quinta era esperado porque três dos cinco conselheiros da FCC são democratas, incluindo o próprio chairman da entidade, Tom Wheeler, que encerrou o debate comparando a reclassificação da banda larga com o direito à liberdade de expressão garantido na primeira emenda da constituição norte-americana. "A internet é importante demais para ser deixada sem regras e sem um juiz no campo. A internet é muito importante para deixar que os provedores de banda larga sejam os que ditam as regras", declarou.

Wheeler contou com o apoio não apenas dos colegas democratas, mas também da opinião pública. Ele destacou as quatro milhões de contribuições submetidas durante o período de consulta pública da agência. "Esses quatro milhões de comentários ilustram a importância de uma rede aberta e irrestrita, e o papel da internet de ser núcleo de expressão livre e de princípios democráticos", afirmou.

O chairman destacou ainda que, na prática, a reclassificação e a garantia de neutralidade não deverão mudar o mercado. "O fluxo de receita de ISPs serão os mesmos amanhã do que eram ontem. Nada do que façamos hoje muda a equação de receita de consumidores", argumentou ele. Houve pouca argumentação a respeito da troca de tráfego, justamente o ponto de polêmica entre a Netflix e os provedores de internet no ano passado. Mas o diretor da FCC garantiu: "A internet deve continuar aberta, tanto na última milha como na interconexão".

Apoio

A conselheira Mignon Clyburn ressaltou a importância da inclusão da banda larga móvel na regulação. "Usuários de mobile não devem ser relegados a uma internet de segunda categoria, muitos com baixa renda precisam e merecem uma experiência robusta comparável a da fixa", disse. "O item contém regras claras e fortes para que todo conteúdo, aplicação e todo bit sejam tratados da mesma forma." A conselheira Jessica Rosenworcel apoiou também, ressaltando que a abertura da Internet permitiu aos EUA uma economia online, incluindo a de aplicativos, "invejada pelo mundo".

Os democratas conseguiram apoio amplo para rebater as críticas. Entre os convidados estavam a produtora executiva da série The Killing, Veena Sud. Ela argumentou que a rede norte-americana AMC atuou como gatekeeper e cancelou o programa na TV mesmo com uma demanda do público, mas o serviço de streaming over-the-top (OTT) Netflix resgatou a série e exibiu os capítulos finais (bem como as demais temporadas). "Por causa da Open Internet, podemos ver como ela aumenta a competição", declarou. Considerado o "pai da World Wide Web", Tim Berners-Lee também argumentou a favor. "Não tive que pedir permissão a ninguém, não tive de pagar taxas especiais aos ISPs e nem precisei convencer ninguém de que a novidade (a WWW) deveria ser usada", disse, por meio de videoconferência.

Oposição

O discurso passional de Tom Wheeler foi precedido de severas críticas. Um dos opositores, o conselheiro da FCC Ajit Pai, já avisou: "Se (a ação da comissão) sobreviver a brigas judiciais e passar no Congresso, teremos grandes preços, menores velocidades, menos implantação, menos inovação e menos opções para consumidor." Para o republicano, a nova regulação "não é apenas uma solução em busca de problema, é uma solução do governo que cria um problema no mundo real", alegando interesses políticos de Obama e seus aliados com o assunto. Ele cita uma reportagem do The Wall Street Journal que afirmara que a construção da regulação não teria sido transparente, mas realizada a portas fechadas na Casa Branca.

Pai alegou que a Title II não é uma regulação leve e dá margem a interferências em preços no futuro, incluindo a implantação de uma taxa de universalização na banda larga da mesma forma como já existe na telefonia nos EUA. Ele chegou a pleitear um adiamento, dizendo não haver necessidade de resolver a questão no momento porque "não há crise imediata". Na visão dele, situações de priorização paga e estrangulamento de tráfego não têm evidências de que sejam ameaças contínuas. "Não há evidências; são anedotas, hipóteses e histeria."

Outro opositor republicano, o conselheiro Michael O'Reily, corroborou ao chamar a decisão da FCC de "captura monumental e ilegal de poder", dizendo que a comissão estaria abdicando do papel de agência especializada ao reclassificar o serviço. "A Title II é sobre regulação de preço, seria ingenuidade acreditar que a imposição de uma regra fundamentalmente sobre preço não introduziria risco", alegou.

Reação

Também como era de se esperar, a votação da FCC causou mal estar na indústria. Uma das quatro maiores operadoras norte-americanas, a Verizon, reagiu com ironia e postou em seu blog de política regulatória uma crítica ao que chama de "regras dos anos 1930", colocando uma imagem em código Morse com um link para a tradução. A empresa diz que a história irá julgar as ações da comissão como "desvirtuadas". O comunicado, emitido em um PDF com um design de fonte como uma máquina de escrever antiga, é datada de 26 de fevereiro. "A movimentação da FCC é especialmente imperdoável porque é totalmente desnecessária", alega.

A associação de operadoras móveis CTIA afirmou que "a decisão de neutralidade de rede da FCC foi desapontadora e desnecessária: consumidores pelos EUA têm – e sempre terão – acesso a uma Internet móvel aberta". Ela alega que a agência ignorou as diferenças técnicas entre redes móveis e fixas, bem como o ecossistema de competição. "A Title II desnecessariamente coloca em risco o futuro do 5G na nossa nação e a promessa de uma vida mais conectada." A associação reforça o argumento de que a decisão foi ilegal e que vai resultar em incerteza econômica e legal no setor, mas não confirma se tentará barrar a reclassificação na justiça.

O quarto maior provedor de cabo dos Estados Unidos, a Charter, declarou apoio à neutralidade de rede, mas alegou que as regras "vão adicionar taxas às contas dos clientes, criar incerteza regulatórias e levarão a anos de litígio que, juntos, vão diminuir o progresso e o desenvolvimento de uma banda larga mais rápida para nossos assinantes". O ISP diz ainda que a regulação da Title II é datada e genérica, e que irá "trabalhar com o Congresso para passar uma nova lei de internet aberta que proteja consumidores e proporcione certeza para investidores e liberdade para os inovadores".

Por outro lado, há algumas companhias de internet que enxergaram com bons olhos, como a operadora over-the-top Vonage, que declarou apoio para as regras. "Aplaudimos a FCC e o chairman Wheeler por adotar novas regras de neutralidade de rede que vão garantir que a Internet permaneça uma plataforma aberta e desinibida para todos", diz o comunicado. Por sua vez, o departamento legal do setor privado e público da associação da indústria de TI (CompTIA), a TechAmerica, aplaudiu a decisão da agência, mas alegou ter "algumas preocupação com o caminho que a FCC tem tomado para chegar a essas novas regras", declarando que as regras serão estabelecidas agora em tribunais, o que levará "três ou quatro anos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.