Facebook amplia recursos do Messenger e o transforma em plataforma para desenvolvedores

0

No mundo acelerado e volátil da tecnologia, ter uma visão de futuro e não se acomodar pode ser o que define a vida ou a morte de uma empresa. Certamente, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, sabe disso e continua na busca incessante por incorporar novos recursos à rede social, inclusive como prevenção a uma possível perda de entusiasmo das pessoas nos próximos anos para mostrar online suas experiências da vida real.

A mais recente novidade é o anúncio feito por ele na quarta-feira, 25, na F8, conferência do Facebook para desenvolvedores, em San Francisco, na Califórnia, que o Messenger, ferramenta de mensagens instantâneas da rede social, vai ganhar uma série de aplicativos próprios nos próximos meses e funcionar como uma espécie de plataforma aberta aos desenvolvedores. A ideia é incentivá-los a criar recursos de interação, a exemplo de GIFs, animações e mensagens customizadas.

De acordo com dados da empresa, o Messenger hoje é usado por cerca de 600 milhões de pessoas diariamente. A estratégia é deixar também o Messenger mais competitivo para enfrentar concorrentes como o Line e o WeChat.

Os apps para o Messenger estarão disponíveis para download nas lojas de aplicativos para Android, sistema operacional do Google, e do iOS, da Apple — depois de instalados, serão incorporados à plataforma automaticamente. Será possível, por exemplo, editar um vídeo em um aplicativo e enviá-lo pelo app de mensagens, enriquecendo a comunicação na rede social.

A ferramenta de mensagens instantâneas também ganhou uma versão corporativa: o Messenger Business, voltado especialmente para empresas. A novidade promete melhorar a comunicação entre colegas de trabalho, bem como marcar compromissos. Além disso, prestadoras de serviço poderão enviar mensagens para os consumidores na rede social, tal como o envio de recibos e outras informações relevantes.

Os novos recursos mostram o empenho do Facebook em reforçar o Messenger. Na semana passada, a empresa já havia anunciado que oferecerá em breve, nos Estados Unidos, um sistema para envio de dinheiro a amigos pela plataforma. Segundo a empresa, os usuários cadastrarão seus cartões de débito e crédito uma vez e, nas transações seguintes, o pagamento poderá ser feito por meio de um ou dois cliques.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.