Google inicia remoção de links pessoais de resultados de busca após decisão na União Europeia

0

O Google começou a remover nesta quinta-feira, 26, alguns links de resultados de buscas em cumprimento a decisão da Suprema Corte da União Europeia sobre o "direito de ser esquecido", que confere às pessoas o direito de solicitar a remoção de resultados que aparecem em buscas na internet com informações pessoais questionáveis escondidas.

Os engenheiros do Google passaram a noite do dia anterior atualizando a infraestrutura técnica da empresa para começar a fazer as remoções, e nesta quinta a empresa começou a enviar os primeiros e-mails para as pessoas, informando-as que as solicitações que haviam feito estavam sendo cumpridas. Apenas um pequeno número inicial de pedidos foi processado.

"Esta semana estamos começando a tomar medidas sobre os pedidos de remoção que recebemos", disse um executivo do Google ao The Wall Street Journal. "Este é um processo novo para nós. Cada pedido tem de ser avaliado individualmente, e estamos trabalhando o mais rápido possível para passar pela fila."

Há quase um mês, o Google havia recebido mais de 41 mil pedidos de remoção, feitos por meio do formulário online que disponibilizou na página do site, em resposta à decisão da Suprema Corte, que solicitou que a empresa considerasse o direito dos indivíduos à privacidade contra o interesse público de ter algumas informações disponíveis.

A decisão foi alvo de críticas de defensores da liberdade de expressão nos EUA, os quais argumentam que a decisão abre brecha para a censura e coloca o Google em uma posição difícil, como uma espécie de árbitro sobre o que as pessoas têm o direito ou não de saber. Ativistas da privacidade, no entanto, dizem que as reações são exageradas, já que só serão removidos dos resultados de buscas nomes individuais, e não de todas as informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.