Após três anos, Carrefour volta a operar comércio eletrônico no Brasil

0

O grupo Carrefour Brasil anunciou nesta terça-feira, 26, seu retorno às atividades de comércio eletrônico no país, que havia sido encerrado no final de 2012. Com a nova operação, a companhia pretende ampliar sua oferta para as compras da casa e da família, por meio de uma plataforma tecnológica e soluções de marketing digital que, segundo empresa, permitirão uma "progressiva integração do e-commerce com as lojas no futuro".

O Carrefour.com irá oferecer inicialmente sortimento completo em 12 categorias divididas nos universos de casa & família e eletrônicos. Na primeira etapa, a operação irá atender toda a região Sudeste do Brasil. A expansão geográfica será gradual, nos próximos meses, para as regiões Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, respectivamente.

"O início da operação do e-commerce no Brasil reforça a nossa estratégia omnicanal. Investimos em soluções tecnológicas de alta performance e em profissionais qualificados para construirmos uma operação inovadora, capaz de atender os consumidores com eficiência e que fortalecerá a atuação do Grupo Carrefour como um dos mais completos varejistas brasileiros", destaca Charles Desmartis, CEO do Grupo Carrefour Brasil.

O Carrefour.com terá amplo sortimento de produtos não alimentares distribuídos nas categorias Casa & Decoração, Tech & Eletrônicos, Saúde & Bem-estar e Infantil. São itens das principais marcas do mercado, selecionados a partir da preferência dos clientes que escolhem o canal online para realizar suas compras. Já no final de 2016, o site irá ampliar sua oferta de produtos a partir de sua operação de marketplace, abrangendo as categorias de Auto & Ferramenta, Cultura & Lazer, Moda e Petshop. Nas próximas etapas, o site irá iniciar a venda de alimentos.

Toda a plataforma do Carrefour.com foi desenvolvida para sustentar a sinergia da operação online e lojas físicas, em linha com modelos que a companhia já opera em diversos países. A integração progressiva com as lojas físicas possibilitará que o sortimento do e-commerce possa ser acessado pelos clientes que estão no hipermercado, integrando os canais e oferecendo sortimento estendido. No futuro, os clientes contarão ainda com diversas facilidades, como realizar a retirada, troca, devolução ou suporte técnico de produtos do e-commerce direto nas lojas físicas.

Francisco Donato_Diretor do Carrefour.com - Divulgacao (2)
Francisco Donato

A estratégia omnicanal tem como base a visão do Carrefour.com em proporcionar alto nível de serviço e uma experiência de compra prazerosa para os consumidores. "Nosso cliente não tem tempo a perder, ele quer experiências simples e rápidas. Seja durante a navegação para busca do produto ideal, seja na hora de administrar um pedido em andamento, nossos clientes querem fluidez e autonomia, exatamente o que entregamos para facilitar o processo de compra online", explica Francisco Donato, diretor do Carrefour.com.

Para atingir este objetivo, o Carrefour.com investiu em tecnologias que permitirão a individualização da navegação, aumentando a relevância do que é mostrado para cada cliente. O site é responsivo, em aderência à realidade já consolidada da navegação por meio de dispositivos móveis. Tudo ancorado em conteúdo e uma catalogação de produtos intuitiva, que irá permitir que os clientes encontrem um mesmo produto por diferentes caminhos de navegação.

O cliente do Carrefour.com se beneficiará também de uma grande autonomia no serviço pós-venda. O rastreamento de pedidos é totalmente detalhado, mantendo o usuário informado de todo o processo da sua compra. O cliente poderá, por exemplo, solicitar uma mudança em seu pedido em questão de segundos, diretamente no site. Caso qualquer etapa do processamento ultrapasse o tempo padrão, um alerta será gerado para o time de atendimento, que passará a atuar preventivamente para garantir a entrega do pedido no prazo prometido.

O Carrefour.com conta com um Centro de Distribuição exclusivo em Embu das Artes (SP). Progressivamente, irá compartilhar dos centros de distribuição das lojas físicas, aproveitando a grande capilaridade da rede no Brasil para se aproximar dos clientes e ganhar em eficiência. Além do sortimento próprio, o modelo de negócio via marketplace irá conferir capacidade de multiplicação da oferta, reduzindo a demanda por estrutura e capital próprios.

O Carrefour Soluções Financeiras, braço da companhia voltado ao financiamento das compras dos clientes da rede, apoiará o lançamento do e-commerce com ofertas exclusivas no site para portadores do Cartão Carrefour.

"Nossa estratégia e modelo operacional foram concebidos para capturar o melhor do mundo físico e do mundo digital a favor do cliente Carrefour e da eficiência do negócio. Ativos atuais serão utilizados para impulsionar o Carrefour.com que, por sua vez, possibilitará a inclusão futura de diversos serviços, baseados no meio digital, para todos os formatos, o que permitirá melhorar a experiência dos nossos consumidores e aumentar cada vez mais nossa relação com eles", ressalta Donato.

Sobre o Grupo Carrefour

Há 41 anos no Brasil, o Grupo Carrefour está presente em todas as regiões do país e conta com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Carrefour.com, Atacadão e Supeco, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos consumidores, como postos de combustível, drogarias e serviços financeiros.

A cada mês, cerca de 22 milhões de compras são registradas em seus mais de 520 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 42,7 bilhões no Brasil em 2015 e uma equipe de 76 mil colaboradores, a empresa  é a maior varejista de alimentos do país e a segunda maior operação dentre todos os mercados nos quais o Grupo Carrefour opera. No mundo, a companhia está presente em 35 países, sendo 10 com operações próprias, e emprega cerca de 380 mil colaboradores.

O Grupo Carrefour contabiliza 100 milhões de consumidores que visitam suas mais de 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina. Atualmente, cerca de 13 milhões de compras são realizadas a cada dia em seus diversos formatos distribuídos pelo mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.