Estudo diz existir 'espiral do silêncio' nas redes sociais sobre a espionagem dos EUA

0

Os americanos têm adotado a autocensura quando as discussões envolvem a vigilância na internet feita pelo governo dos Estados Unidos, de acordo com pesquisa realizada pelo Pew Research Center (PRC). Segundo o levantamento, aproximadamente 86% dos americanos adultos entrevistados estavam "muito" ou "um pouco" dispostos a discutir o assunto pessoalmente com a família, amigos ou colegas de trabalho ou em reuniões públicas, mas apenas 43% disseram que discutiriam a questão no Facebook.

O PRC entrevistou 1.801 adultos nos Estados Unidos, entre agosto e setembro de 2013, e também constatou que apenas 41% das pessoas estariam dispostas a discutir o programa de vigilância do governo no Twitter, que é um meio mais visível que o Facebook.

O relatório do estudo, que foi publicado nesta terça-feira, 26, alerta para a existência de uma "espiral do silêncio", capaz de se espalhar a partir do online para o mundo offline, especialmente para as pessoas que pensam que a maioria de seus contatos nas redes sociais está em desacordo com os seus pontos de vista. "Metade dos típicos usuários do Facebook — aqueles que entram no site algumas vezes por dia — é pouco provável que esteja disposta a discutir as questões envolvendo a vigilância em uma reunião pública, fisicamente", diz o documento. Da mesma forma, o típico usuário do Twitter é 24 vezes menos provável que esteja disposto a partilhar as suas opiniões no local de trabalho como um usuário de internet que não usa a rede de microblogs.

O relatório também aponta que 14% dos americanos que não estavam dispostos a discutir a revelações feitas pelo ex-consultor da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA), Edward Snowden, e apenas 0,3% disseram que estariam dispostos a participar de conversas sobre o tema nas redes sociais.

"Tem sido bem documentado, desde antes da internet, a existência de uma 'espiral do silêncio' quando as pessoas acham que suas opiniões são a minoria, e não querem falar, se pensam que suas opiniões são impopulares", disse o professor Keith Hampton, um dos coautores do relatório. "Esse tipo de autocensura pode significar que a informação importante nunca é compartilhada. Alguns esperavam que a mídia social pudesse incentivar mais as discussões e a troca de uma ampla gama de opiniões. Mas nós vemos o oposto — a 'espiral do silêncio' existe online, também."

A pesquisa do Pew Research não perguntou às pessoas por que elas não se sentem à vontade para discutir as revelações de Snowden, mas o relatório traz algumas sugestões. Uma delas é que, na visão tradicional da "espiral do silêncio", as pessoas optam por não falar por medo do isolamento. Outra pesquisa da PRC revela que é comum os usuários de mídias sociais serem confundidos com as crenças de seus amigos e serem surpreendidos ao descobrirem que seus amigos fizeram visualizações por meio de mídias sociais.

O relatório adverte que na época em que a pesquisa foi realizada — entre 7 de agosto e 16 de setembro de 2013 ­— as revelações de Snowden se concentraram na coleta de metadados relativos ao uso do telefone e internet pela NSA, mas ainda não havia dado detalhes da vigilância online.

O documento também possibilita um insight sobre como os americanos obtiveram informações sobre a história de Snowden, com 58% dizendo que obtiveram alguns detalhes de programas de TV e rádio. O PRC descobriu que 34% dos entrevistados citaram outras fontes online, que não as mídias sociais; 31% disseram que obtiveran as informações de amigos e da família; 19% disseram ter tomado conhecimento por meio de jornal impresso; 15% citaram o Facebook e apenas 3%, o Twitter.

Além disso, 26% das pessoas entrevistadas disseram estar muito interessados na história sobre a vigilância da NSA, na época da pesquisa, enquanto 34% se declararam pouco interessados, 19% que "não tinham muito interesse" e 20%, não estavam interessadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.