Escola de São Paulo adota o Office 365 para uso de alunos e professores

0

De olho nas possibilidades que o uso da tecnologia em nuvem poderia trazer tanto para o dia a dia de alunos quanto para professores, a Escola Lourenço Castanho decidiu adotar o pacote de  aplicativos para escritório Office 365. O acordo com a Microsoft, cujo valor não foi revelado, prevê que os 1,6 mil alunos e cerca de 300 funcionários usem a plataforma de colaboração online.

A adoção do Office 365 surgiu como opção no momento em que a Lourenço Castanho teve de avaliar prós e contras na aquisição de um novo servidor de e-mails. Diante do alto custo envolvido na compra de um equipamento como esse, a equipe do colégio decidiu avaliar a migração para o modelo de computação em nuvem e acabou optando pela suíte de produtividade online da Microsoft.

"Não chegamos a abrir concorrência, pois tínhamos total clareza de que o Office 365 oferecia os recursos ideais para o segmento de educação, com um custo acessível para a escola", diz Marcus Vinícius Lopes, coordenador de TI da Lourenço Castanho.

No ambiente de sala de aula, a instituição planeja usar recursos do Office 365 para inovar o formato de acesso dos alunos ao conteúdo de diversas disciplinas, além de estimular a troca de informações entre os estudantes pela web.

A escola, reconhecida como um polo de inovação em educação, vai usar o Sharepoint para armazenar arquivos que o aluno possa acessar na escola ou em casa. Fichas de deveres de casa, por exemplo, estão na lista dos materiais que serão disponibilizados nesse novo ambiente virtual.

Já no Yammer, rede social que é parte do Office 365, a Lourenço Castanho pretende explorar a criação de fóruns para a discussão de temáticas importantes para o desenvolvimento dos alunos. "Será um lugar para levantarmos questões para o aluno refletir e também dialogar com colegas", afirma Fabia Antunes, diretora de currículo da instituição.

Atualmente, alunos a partir da 6ª série têm contas de e-mail para acesso ao Office 365. A expectativa é que os alunos comecem a usar as ferramentas de colaboração online da Microsoft no início do primeiro semestre letivo de 2015.

Os professores da Lourenço Castanho já utilizam o Sharepoint como local oficial para publicação de diversos conteúdos, como a ficha evolutiva de cada um dos alunos ao longo dos anos de vida escolar. Isso permite que o mesmo arquivo fique à disposição para ser alterado por mais de um professor, com a possibilidade de acesso através de qualquer dispositivo conectado à internet. "Isso significa mais flexibilidade para professores e funcionários acessarem, de qualquer lugar, documentos quando necessário" afirma Lopes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.