Google Brasil pagará R$ 50 mil a mulher que teve vídeo íntimo publicado na internet

0

O Google Brasil terá de pagar de R$ 50 mil de indenização a uma mulher que teve cenas íntimas publicadas na rede mundial. Os juízes da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) consideraram que, embora o site não fosse responsável pela circulação do vídeo, ele se comprometeu a remover links que permitiam a localização do material e depois descumpriu o acordo. As imagens foram publicadas na rede social Orkut e podiam ser localizadas pelo serviço de busca.

Para a ministra Nancy Andrighi, relatora do processo, as ferramentas de buscas não podem ser obrigadas a eliminar de seus sistemas os resultados derivados de busca por certos termos ou que apontem para fotos ou textos específicos. "A proibição impediria os usuários de localizar reportagens, notícias e outras informações sobre o tema, muitas delas de interesse público. A vedação dificultaria até mesmo a divulgação do próprio resultado do presente julgamento", explicou.

Porém, no caso, o Google assumiu a obrigação de remover os resultados. Conforme a ministra, como a obrigação se mostrou impossível de ser cumprida – não por razões técnicas, mas por ameaçar concretamente a liberdade e o direito constitucional de informação –, deve ser mantida sua conversão em perdas e danos.

Entenda o caso

A mulher foi demitida da emissora de televisão em que trabalhava após um vídeo com imagens íntimas gravadas dentro da empresa ser detectado em seu correio eletrônico corporativo. Posteriormente, o material foi publicado no site de relacionamentos Orkut e podia ser facilmente localizado no serviço de buscas também mantido pelo Google.

Diante disso, a autora da ação judicial buscava fazer com que qualquer menção a seu nome, isoladamente ou associada à empresa da qual foi demitida, fosse removida dos serviços do gigante das buscas. Pedia também que fossem fornecidos os dados de todos os responsáveis pela publicação de mensagens ofensivas a ela.

Em audiência de conciliação, o Google se comprometeu a excluir dos resultados de buscas os sites com expressões referentes à autora da ação. A remoção de novas postagens ficaria condicionada à indicação, pela vítima, dos endereços eletrônicos.

Porém, o acerto foi descumprido. Em outra audiência conciliatória, o Google comprometeu-se, em novo acordo, a excluir as páginas que a autora considerasse ofensivas, mediante o fornecimento de seus endereços à empresa. E mais uma vez, o acordo foi violado. A sentença reconheceu a impossibilidade de remoção das páginas que continham o vídeo na internet e converteu a obrigação em perdas e danos, fixando a indenização.

Responsabilidade do provedor

A ministra Nancy Andrighi ponderou que, apesar de a autora nunca ter tido a pretensão de ser indenizada, mas efetivamente de manter o sigilo de sua intimidade e vida sexual, ela se voltou apenas contra o Google, ignorando que outros serviços similares mantinham dezenas de milhares de resultados para os mesmos termos de busca. A relatora criticou o fato de as vítimas se voltarem não contra os responsáveis diretos pela postagem de conteúdo ofensivo, mas contra os provedores.

"As vítimas muitas vezes relevam a conduta do autor direto do dano e se voltam exclusivamente contra o provedor, não propriamente por imputar-lhe a culpa pelo ocorrido, mas por mera conveniência, diante da facilidade de localizar a empresa e da certeza de indenização", avaliou. Para a ministra, essas empresas, "na prática, não têm nenhum controle editorial sobre a mensagem ou imagem, limitando-se a fornecer meios para divulgação do material na web".

A ministra considerou ainda que o comportamento da empresa, no caso, foi totalmente reprovável, ao assumir judicialmente um compromisso para, em seguida, alegar suposta impossibilidade técnica de cumprimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.