ONU aprova projeto de Brasil e Alemanha sobre direito à privacidade digital

0

A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou na terça-feira, 26, um projeto de resolução apresentado por Brasil e Alemanha sobre o direito à privacidade na era digital. O texto assinado no total por 55 países foi aprovado por consenso na 3ª Comissão da 68ª Assembleia Geral. Para que a resolução seja adotada, é necessário aprovação da Assembleia Geral.

Os governos do Brasil e da Alemanha haviam entregado o projeto conjunto no dia 1º deste mês, em resposta às recentes denúncias sobre a espionagem praticada pela NSA (Agência Nacional de Segurança) dos Estados Unidos a empresas, governos e cidadãos.

Pelo documento, os Estados deverão discutir a proteção ao direito à privacidade na vigilância e coleta de dados das comunicações digitais. O projeto pede que os países revisem procedimentos, práticas e leis de vigilância e intercepção de comunicações, além da coleta de dados pessoais, para respeitar o direito à privacidade.

O texto também pede que o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) apresente, nos próximos dois anos, relatórios sobre a proteção do direito à privacidade considerando o uso de ferramentas nacionais e extraterritoriais de monitoramento das comunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.