Oi e Nokia criam laboratório para o desenvolvimento de produtos e soluções de Internet da Coisas

0

A Oi e a Nokia concluíram a implantação do laboratório de IoT e agora partem para a busca de novas parcerias para o desenvolvimento de produtos e soluções para Internet da Coisas. O laboratório é o primeiro na América Latina para a Internet das Coisas em banda estreita (Narrowband-IoT) e eMTC (evolved Machine Type of Communication), tecnologia também conhecida como LTE-M. O laboratório já está em operação no Rio de Janeiro.

Entre as atividades desenvolvidas no laboratório estão a avaliação de elementos da rede — terminais, rede de acesso, rede núcleo e plataformas —, o desenvolvimento de dispositivos e aplicações por terceiros no Brasil e na América Latina. Segundo as empresas, será possível realizar a certificação dos inúmeros tipos de dispositivos a serem conectados na rede, para antecipação de riscos e problemas de operação.

A iniciativa entre a Oi e a Nokia visa viabilizar o desenvolvimento conjunto do ecossistema para os serviços da Internet das Coisas e de comunicação entre máquinas (M2M).  O laboratório permite o uso de recursos profissionais, infraestrutura do laboratório e tecnológicos, entre outros, para viabilizar projetos para o IoT através de desenvolvimento próprio ou de parcerias, principalmente no modelo de crowdsourcing.

O laboratório realizará, durante este semestre, workshops para a comunidade de desenvolvedores, parceiros, fornecedores e demais participantes da indústria, objetivando apresentar os modelos de negócio para utilização da infraestrutura e criação de parcerias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.