Pesquisa mostra preferência do consumidor por smartphone para acessar redes sociais

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Foram apresentados no IAB Meeting 2014, último encontro da entidade este ano, os resultados da pesquisa anual "Brasil Conectado" realizada pelo IAB Brasil em parceria com a ComScore, que compara a audiência do digital em relação às outras mídias tradicionais como televisão, jornais impressos, revistas e rádio no país. A pesquisa revelou um dado interessante sobre a posse de dispositivos eletrônicos e destacou a liderança do smartphones (com acesso à internet) com um aumento de 20% de 2013 (52%) para este ano (72%). Outro dado que se destacou é a alta penetração do mobile entre os internautas, indicando preferência destes pelo smartphone em relação aos tablets.

O estudo apontou ainda que 3/4 da audiência online brasileira (75%) utiliza regularmente pelo menos um de seus dispositivos eletrônicos (computador/laptop, smartphone ou tablet) enquanto assiste à TV. Além disso, 7 em cada 10 (69%) entrevistados concordam que a publicidade online os motivou a procurar informação extra sobre um determinado produto e mais da metade (54%) usa os dispositivos móveis para checar informações de produto enquanto compra em lojas físicas.

O levantamento "Brasil Conectado" destacou também um expressivo percentual de usuários conectados via mobile de 14 a 20 horas (16%) ou mais de 20 de horas semanais (15%), considerando o acesso por meio de smartphones e tablets. Tal dado, aliás, endossa e corrobora com a afirmação de que os dispositivos móveis ganham cada vez mais força no dia a dia dos brasileiros, haja vista o montante elevado de tempo dedicado à conexão móvel.

Publicidade digital

No IAB Meeting 2014, Randall Rothenberg, presidente e CEO do IAB Estados Unidos, mostrou dados de como o crescimento da publicidade na internet ultrapassou todos os outros formatos de mídia (rádio, jornal, TV a cabo e TV aberta) nos últimos 8 anos, alcançando os US$ 50 bilhões em todo o mundo, em 2013. Randall ainda sinalizou que a receita publicitária anual dos dispositivos móveis teve 110% de crescimento entre 2012 e 2013, acumulando gastos de US$ 7,1 bilhões no ano passado, globalmente.

Esse alinhamento da preferência mobile pode ser observado nos dados apontados pela pesquisa do IAB Brasil e da ComScore. "Essa tendência mostrada na pesquisa deste ano e embasada pela expressividade do mobile em horas de conexão ganham corpo frente aos dados trazidos por Randall e mostra que o Brasil segue um caminho natural, com características locais", avalia Rafael Davini, presidente do IAB Brasil, entidade que reúne mais de 230 associados, entre veículos, empresas de tecnologia, agências, anunciantes, empresas de pesquisa e desenvolvedoras web.

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