Justiça de São Paulo determina suspensão do Uber em todo o país

1

A 12ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) concedeu na terça-feira, 28, liminar determinando a suspensão do aplicativo de "motoristas particulares" Uber, com validade para todo o território nacional. A ação, de autoria do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi no Estado de SP, alega que os veículos cadastrados no serviço não seguiriam as normas de identificação e vistoria, não estando sujeitos a controle administrativo. Se o Uber descumprir a decisão, haverá uma multa diária de R$ 100 mil, limitada "por ora" a R$ 5 milhões. Ainda cabe recurso da decisão.

A liminar determina ainda que as empresas com lojas de aplicativos — Google, Apple, Microsoft e Samsung — tirem a oferta do app do ar. No entender do juiz Carlos Aleksander Goldman, essas empresas deveriam ainda suspender "remotamente os aplicativos Uber dos usuários que já o possuam instalado em seus aparelhos celulares". Se o app continuar a prestar o serviço, ignorando a decisão, não caberia a essas empresas a interrupção do serviço. Isso porque parece ser inviável tecnicamente, pelo menos por parte das empresas citadas – uma vez instalada, a plataforma funciona pela internet, sem interferência das lojas de aplicativos.

Procurado por este noticiário, o Google afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que "não tem nada a comentar sobre esta decisão". A Apple, por sua vez, afirmou que "não comenta questões jurídicas ou ações legais em andamento". Microsoft e Samsung também foram procuradas, mas, até às 16h (horário de Brasília), não haviam retornado.

Em nota, o Uber afirmou que ainda não recebeu a notificação — segundo a assessoria do TJSP, é normal que o oficial de justiça leve algum tempo. "A Uber é uma empresa de tecnologia que conecta motoristas parceiros particulares a usuários. Reforçamos publicamente nosso compromisso em oferecer aos paulistas uma alternativa segura e confiável de mobilidade urbana", disse a companhia no comunicado. Justamente por ainda não ter recebido a intimação, a empresa não se posicionou a respeito de um eventual recurso.

Argumentos

No entendimento do juiz Carlos Goldman, o Uber estaria "prestando um serviço clandestino, ao que parece". Ele cita o art. 1º da Resolução nº 4.287-14 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que afirma que serviço clandestino é "o transporte remunerado de pessoas, realizado por pessoa física ou jurídica, sem autorização ou permissão do Poder Público competente". Na definição da companhia, o serviço "conecta motoristas parceiros particulares a usuários".

Goldman ainda cita outro argumento do Uber: de que o aplicativo não é de transporte público, mas privado, já que requer usuários cadastrados. O juiz afirma que, "na tentativa de apontar diferenças entre a sua atividade e aquela exercida pelos táxis, apenas evidencia a semelhança existente entre ambas". Ele indaga: "Afinal, o que mais seria o serviço prestado a partir de um aplicativo disponível para download a qualquer interessado maior de 18 anos, em lojas virtuais de aplicativos de aparelho celular, senão aberto ao público?".

No entender da decisão de Goldman, a questão se resume à falta de regulação para lidar com os serviços prestados pelo aplicativo. "Não se está a condenar, em termos sociais, o modelo de negócio promovido pela requerida. Apenas se observa que, neste juízo liminar, tal modelo aparenta carecer de regulação, a qual é condição prévia a seu exercício." Ele diz que, enquanto a legislação vigente não for alterada, a atividade será vedada e, por isso, justifica-se a abrangência nacional da decisão.

Por enquanto, o Uber continua funcionando no país. Caso a empresa continue seus serviços em São Paulo mesmo depois do prazo de três dias após o recebimento da intimação, poderá receber a multa diária estipulada pela Justiça.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.