Rejeitada remoção de links da internet para dados irrelevantes ou defasados

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática rejeitou projeto de lei do ex-deputado Eduardo Cunha que torna obrigatória a remoção de links dos mecanismos de busca da internet (como Google e Yahoo) que façam referência a dados irrelevantes ou defasados. Pela proposta (PL 7881/14), a remoção poderia ser pedida por qualquer cidadão ou a pedido da pessoa envolvida

O parecer do relator, deputado Arolde de Oliveira (PSC-RJ), foi contrário à matéria. Ele observou que os sistemas de busca mais famosos são de propriedade de empresas sediadas nos Estados Unidos, com bancos de dados localizados no exterior e, portanto, submetidos à legislação norte-americana.

"Esse contexto evidencia um problema fundamental do texto em análise, que é o de tentar estabelecer, por meio de legislação nacional, uma obrigação a serviço operado e mantido por empresa americana, com banco de dados situado nos Estados Unidos", argumentou.

O relator afirmou ainda que a retirada do link do mecanismo de busca suprimiria apenas o indicador para o local da internet onde a informação está armazenada, mas a informação continuaria a estar disponível na rede.

Por fim, Arolde de Oliveira ressaltou que o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) já assegura a qualquer interessado a possibilidade de exigir judicialmente a remoção de conteúdos de qualquer natureza.

O projeto já havia sido rejeitado nas comissões de Defesa do Consumidor e de Cultura e também tinha tido a rejeição recomendada pelo Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. Agora será arquivado. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.