MPF no Tocantins obtém condenação de acusados de fraude pela internet

0

O Ministério Público Federal no Tocantins (MPF/TO) conseguiu na justiça a condenação de cinco acusados de crime contra instituição financeira, mediante transferência ilícita de valores pela internet. Eles são acusados de fraude e formação de quadrilha, e foram enquadrados nos artigos 155 e 288 do Código Penal Brasileiro (CPB).

Os integrantes do grupo enviavam a correntistas da Caixa Econômica Federal mensagens eletrônicas acompanhadas de um programa que capturava informações retidas nos computadores das vítimas, como números de contas e senhas. Com esses dados, faziam transferências, via internet, de valores para contas de terceiros, posteriormente efetuavam saques desse numerário, que era repartido entre os membros.

A Justiça Federal atendeu parcialmente o pedido do MPF/TO condenando Josiel da Silva Gomes, Arley Ribeiro Santos, Hugo Barbosa da Silva e Antônio Francisco Gonçalves Filho a três anos e seis meses de reclusão e 93 dias-multa, e Eurípedes Santos Andrade a três anos de reclusão e 80 dias-multa, pelo crime de previsto no artigo 155 do CPB.

Como os acusados preenchem todos os requisitos do artigo 44 do Código Penal, a pena privativa de liberdade foi transformada em restritiva de direitos e multa, portanto os acusados foram condenados a prestação pecuniária no valor de três salários mínimos, para cada um dos sentenciados, a serem revertidos em prol da Apae de Palmas; e ao pagamento de 90 dias-multa, no valor de um trigésimo (1/30) do salário mínimo o dia-multa.

O MPF/TO entende que houve sim formação de quadrilha e por isso recorreu da sentença requerendo a condenação dos réus também pelo artigo 288 do CPB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.