Cisco investe US$ 1 bilhão na rede Intercloud e anuncia adesão de mais 30 parceiros globais

0

A Cisco Systems anunciou que mais 30 parceiros globais aderiram a sua chamada Intercloud — a rede de nuvens, de alta performance, que possibilitará o acesso e uso das aplicações nelas hospedadas —, além de um investimento de US$ 1 bilhão feito por meio do seu braço de capital de risco, a Cisco Investments, para acelerar a adoção de nuvens.

A Cisco Intercloud é a infraestrutura que está sendo criada pela fabricante de equipamentos de redes para conectar plataformas de nuvem diferentes, por meio de acesso privado, que, segundo ela, possibilitará o uso das aplicações nelas hospedadas, com segurança e controle.

A British Telecom, DeutscheTelekom, NTT Data e Equinix estão entre os novos parceiros da Intercloud. Além disso, uma série de outras empresas está construindo sistemas e aplicativos compatíveis com a rede de nuvens, afirma a Cisco. A ideia, segundo a empresa, é dar aos clientes uma plataforma híbrida, distribuída globalmente, que oferece escalabilidade "quase infinita", mas com hospedagem local e garantia de soberania de dados.

Além da promessa de segurança, a Intercloud destina-se a servir como "instrumento" para que as empresas a ela conectadas possam cumprir os regulamentos dos países em relação ao tráfego de dados dentro de suas fronteiras. Na Alemanha, por exemplo, onde a privacidade de dados é uma prioridade, esse tipo de tecnologia pode ajudar para que as informações pessoais fiquem longe do alcance do público e dos órgãos de inteligência.

"É importante que esses sistemas tenham uma melhor segurança e controle, pois nossas infraestruturas críticas estarão todas conectadas", disse Robert Lloyd, presidente de desenvolvimento e vendas da Cisco, ao The New York Times. "Eu não acho que nós iremos querer que os dados sejam executados em uma nuvem pública."

"Eu sempre achei a soberania de dados importante", disse Lloyd. "Os eventos dos últimos seis a 12 meses têm acelerado os requisitos para a soberania e privacidade de dados." Ele cita o caso da Deutsche Telekom, que está implantando uma Intercloud para interligar seus data centers na Alemanha, visando atender aos rigorosos padrões de proteção de dados do país.

Outro exemplo é o da British Telecom, que tem data centers em 20 países nos cinco continentes e irá implantar a infraestrutura da Cisco, que, segundo o comunicado que anunciou a parceria, permitirá aos clientes "atender às exigências de conformidade nacionais e os requisitos de segurança, por meio de contratos sob a jurisdição da lei local".

Embora admita que em países como a China, que já pratica a censura na web, e na Turquia, onde no início deste ano o Twitter foi temporariamente proibido, a Intercloud não esteja livre da vigilância dos governos, Lloyd salienta que a rede permitiu um melhor controle dos clientes sobre os fluxos de informação. "Eu sei que há uma preocupação sobre como isso pode ser usado, mas é, sem dúvida, uma resposta à necessidade de proteção de dados."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.