Projeto desenvolvido no Inatel utiliza IoT para auxiliar no combate ao Aedes Aegypti

0

De acordo com o mais recente Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelo Ministério da Saúde, 22% dos municípios brasileiros apresentaram um alto índice de infestação em junho de 2018, o que indica que um novo surto de dengue, zika e chikungunya pode ocorrer este ano (saiba mais). Com o intuito de auxiliar as ações de prevenção a essas doenças diante deste cenário, um projeto desenvolvido no Inatel pretende utilizar a tecnologia IoT (Internet of Things – em português, Internet das Coisas) para realizar o monitoramento e conter o avanço dos mosquitos vetores.

O projeto, coordenado pelo professor Joel Rodrigues e conduzido pelo estudante de mestrado Diego Amorim, integra as pesquisas do Grupo de Estudos em IoT, Inatel – IoT Research Group. Seu principal intuito é obter informações mais exatas referentes à prevalência do Aedes aegypti em determinadas áreas, com base na população de mosquitos e não nos focos de larvas como atualmente é feito.

"Os focos de larvas não refletem necessariamente onde o mosquito vive e essa informação é importante para auxiliar as entidades públicas a criarem políticas mais ajustadas e próximas do real. Além disso, o monitoramento hoje em dia depende totalmente de onde as equipes de Saúde podem chegar e com o nosso projeto conseguimos monitorar inclusive áreas remotas", explica Diego.

O sistema criado é capaz de identificar o Aedes aegypti por meio de técnicas de sensoriamento seletivo baseadas na frequência do batimento das asas dos mosquitos, que segundo as pesquisas desenvolvidas pela equipe, varia de acordo com a espécie e o gênero dos insetos. "Estamos utilizando duas abordagens tecnológicas para a identificação dos mosquitos: uma acústica e outra óptica-eletrônica. As duas abordagens podem ser inseridas em um cenário de IoT onde será feito o processamento e análise de dados para a identificação, contagem e monitoramento da população de mosquitos", indica o professor Joel.

De acordo com Diego, as estruturas ópticas têm baixíssimo consumo energético e de processamento de dados em relação às estruturas acústicas, o que possibilita que o equipamento final tenha grande autonomia, podendo ser instalado em um lugar remoto e funcionar por muito tempo. A solução propõe ainda uma armadilha para eliminar os mosquitos identificados como transmissores de doenças (as fêmeas do Aedes aegypti), evitando recorrer a métodos que possam agredir o meio ambiente ou causar mutações nos mosquitos que, em longo prazo, podem aumentar sua resistência biológica.

O projeto é demonstrado na dissertação de mestrado do pesquisador e já gerou vários artigos científicos que estão sendo apresentados em congressos científicos pelo mundo todo. Alunos do curso de Engenharia Biomédica também auxiliam na pesquisa, que é financiada pela instituição e tem o apoio da Fapemig. "Temos também a colaboração do município de Santa Rita do Sapucaí, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária que nos cedeu larvas do mosquito para fazermos os experimentos no laboratório. Isso irá nos ajudar a validar a solução. Temos a intenção também de instalar pontos de monitoramento na cidade, como pilotos do projeto", conta o professor.

O projeto recebeu o 1º lugar no III Prêmio LF de Inovação em Computação, cuja premiação foi realizada este mês durante o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web – Webmedia 2018, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação – SBC. O prêmio tem o objetivo de homenagear professores e alunos envolvidos em projetos que utilizam tecnologias da informação e comunicação para a melhoria da sociedade. Como prêmio, Diego terá a oportunidade de fazer um estágio no Instituto Federal do Ceara (IFCE) e receberá mil dólares para reaplicar em seu projeto de pesquisa.

Recentemente, um dos artigos referentes ao projeto foi apresentado na terceira Conferência Internacional de Tecnologias Inteligentes e Sustentáveis, SpliTech 2018, realizada na cidade de Split, na Croácia, e recebeu o prêmio de melhor trabalho do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.