Obama rejeita recomendação de conselho e indica especialista em armas cibernéticas para chefiar NSA

0

Embora tenha reafirmado na última terça-feira, 29, sua promessa de reformar os programas de espionagem eletrônica da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), o presidente americano Barak Obama decidiu nomear um oficial militar para comandar o órgão, em vez de um civil versado em questões de liberdades civis, rejeitando recomendação do seu próprio conselho consultivo de que a NSA e o Comando Cibernético deveriam ter diferentes lideranças.

O anúncio foi feito um dia depois, na quinta-feira, 30, quando revelou que o indicado como novo diretor da agência será o vice-almirante Michael S. Rogers, um reconhecido especialista na nova arte de projetar armas cibernéticas. Por lei, o comando da NSA, criada pelo Pentágono há quatro anos para enfrentar a guerra cibernética, deve ser dirigida por um oficial militar. Rogers, com 33 anos de carreira, é o atual chefe do Comando Cibernético da Frota, uma unidade que vem crescendo rapidamente na Marinha.

A decisão recebeu críticas de vários setores, até porque o militar não tem histórico no tratamento com questões de privacidade que colocaram a agência sob os holofotes nos últimos tempos. Além disso, muitos condenaram o fato de vários problemas continuarem sem decisão, como, por exemplo, quem vai manter o vasto banco de dados de informações telefônicas e atividades online dos americanos comuns que a NSA pesquisa em busca de potenciais terroristas ou agentes nucleares.

Obama também adiou a decisão em torno da recomendação de seus consultores que a NSA parasse com seus esforços para enfraquecer a criptografia comercial e limitasse suas atividades à exploração dos pontos fracos nos software mais comuns para projetar armas cibernéticas.

Segundo o jornal New York Times, o presidente americano anunciou ainda a escolha do vice-diretor da agência: Rick Ledgett, funcionário da NSA que vem chefiando a força-tarefa para avaliar os danos causados pelas revelações de Edward Snowden, o ex-técnico terceirizado da agência. Claramente, o trabalho de Ledgett será o de por em prática uma série de mudanças internas destinadas a impedir uma repetição do que os funcionários chamaram de o maior vazamento de dados secretos da história dos EUA e lidar com seus efeitos que ainda persistem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.