Preços de produtos vendidos pela web registram inflação pelo terceiro mês consecutivo

0

Os preços dos produtos comercializados pela internet registraram inflação de 0,35% em setembro, o que representa uma queda de 0,45 ponto percentual em relação ao mês anterior, quando foi registrada inflação de 0,80%, e um aumento de 2,35 pontos percentuais em relação à deflação observada em setembro de 2012 (-2%), de acordo com o índice e-Flation.

Esta é a terceira alta do mês e a sétima do ano, que acumula inflação de 6,51% no período. Já na somatória dos últimos 12 meses, o índice registrou inflação de 3,42%. O indicador, desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e a Íconna, monitora a variação dos preços de produtos ofertados online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela internet.

Entre as principais categorias responsáveis pela inflação em setembro estão livros e medicamentos (+2,9%), CDs e DVDs, eletrodomésticos e informática (+1,7%). Já as categorias que apresentaram deflação no período foram eletrônicos (-3,1%); brinquedos (-3%), telefonia e celulares (-2,5%); cine e foto (-0,6%) e perfumes e cosméticos (-0,2%).

"Esta inflação é reflexo da alta verificada em lojas físicas do varejo, porém, de maneira um pouco mais contida, por conta da maior capacidade de pesquisa dos consumidores, que inibe uma elevação brusca nos preços", comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar/FIA.

O e-Flation avalia o período a partir da segunda quinzena do mês anterior até a primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de "campeões de vendas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.