Dassault Systèmes amplia recursos de colaboração para inovar em projetos 3D aos clientes

0

O mercado das Américas é uma das apostas da Dassault Systèmes para crescer no segmento de soluções 3D, tendo como base sua nova estratégia batizada de "Experience Thinking", que reúne recursos de colaboração e a experiência da "indústria social", e propõe uma forma inovadora de criação de produtos e serviços para os clientes.

A proposta foi apresentada por Bruno Latchague, vice-presidente executivo sênior da Dassault Systèmes, no evento 3D Experience Forum 2015, na última quarta-feira, 5, que reuniu clientes e parceiros de negócios da empresa, em São Paulo.

Segundo o executivo, no último ano, a empresa conquistou 21 mil novos clientes, totalizando 190 mil em todos os países em que atua, o que totaliza 10 milhões de usuários no modelo on premises (venda de licenças) e 100 milhões na modalidade de software como serviço (online). Entre os novos clientes estão empresas como a Barila, Fujitsu, Procter & Gamble e BMW. "Compramos nos últimos anos oito novas empresas, com soluções complementares, com o objetivo de a cada três a cinco anos dobrar o tamanho da empresa", explicou Latchague.

De acordo com a diretora da Dassault Systèmes para a América Latina, Márcia Flesch, a operação da empresa dobrou no ano passado e conquistou nove novos parceiros de negócios na região — de um total de 36 — atuando em 11 tipos de indústrias diferentes, com destaque para os setores financeiros, business services, tecnologia/high-tech.

A Dassault Systèmes tem seu DNA nas indústrias aeroespacial e de defesa, resultante de um spinoff (separação) da Dassault Aviation, que projetou inteiramente o Boeing 777, motivo pelo qual esse segmento tem relevância entre as áreas de negócios da empresa no Brasil, tendo em vista toda a cadeia de suprimentos ao redor da Embraer e da expectativa da chegada dos caças Gripen suecos comprados pelo governo brasileiro.

Como exemplo da versatilidade da plataforma 3DExperience nesse segmento, a empresa cita o projeto Solar Impulse, um avião movido à energia solar capaz de voar ao redor do mundo sem combustível e sem gerar poluição, contribuindo para a causa das energias renováveis e mostrar a importância das tecnologias limpas para desenvolvimento sustentável.

Outra solução é a 3D Experience City, voltada a projetos de cidades sustentáveis, com uma plataforma colaborativa e integrada. Uma das empresas participantes do projeto, a AKKA Technologies, criou um carro autônomo, o Link & Go2, desenhado por engenheiros da França e Alemanha.

Fábrica do futuro

Michell Teller, vice-presidente do segmento de Aerospace e Defesa Dassault Systèmes, apresentou em sua palestra o conceito de fábrica do futuro, que já é uma solução em uso. Ele ressaltou três conceitos em que a tecnologia é fundamental para garantir a flexibilidade da produção: avaliação, escalabilidade e capacidade de adaptação. "Antes se acreditava que uma linha de produção deveria ser especializada, produzindo um único de item. Hoje, a proposta é que haja um ajuste de acordo com a demanda, com múltiplos produtos numa única linha de produção flexível", explica.

A plataforma 3D Experince é a única em que o projeto de um produto pode ser desenhado de forma colaborativa, com equipes trabalhando em diferentes locais, reduzindo o time to market e aumentando a produtividade, inclusive integrando outros subcontratados.  As áreas de marketing, vendas, engenharia, produção, suprimentos, logística, manutenção e serviços aos clientes trabalham de forma integrada, trocando feed backs, avaliações, inclusive como simulações virtuais do produto final antes dele ser colocado no mercado.

O executivo explicou ainda que a plataforma integra o portfólio de softwares que a empresa adquiriu nos últimos anos e conecta também os produtos da concorrência, de forma a preservar os sistemas legados e investimento dos clientes.

Além da solução 3D Experience, a Dassault reúne em seu portfólio, as marcas Catia, Solidworks, Enovia, Delmia, Simulia, Geovia, Exalead, 3D Via, 3DSWYM, Biovia, Netvibes, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.