TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Dassault Systèmes amplia recursos de colaboração para inovar em projetos 3D aos clientes

Postado em: 07/08/2015, às 13:43 por Claudiney Santos

O mercado das Américas é uma das apostas da Dassault Systèmes para crescer no segmento de soluções 3D, tendo como base sua nova estratégia batizada de "Experience Thinking", que reúne recursos de colaboração e a experiência da "indústria social", e propõe uma forma inovadora de criação de produtos e serviços para os clientes.

A proposta foi apresentada por Bruno Latchague, vice-presidente executivo sênior da Dassault Systèmes, no evento 3D Experience Forum 2015, na última quarta-feira, 5, que reuniu clientes e parceiros de negócios da empresa, em São Paulo.

Segundo o executivo, no último ano, a empresa conquistou 21 mil novos clientes, totalizando 190 mil em todos os países em que atua, o que totaliza 10 milhões de usuários no modelo on premises (venda de licenças) e 100 milhões na modalidade de software como serviço (online). Entre os novos clientes estão empresas como a Barila, Fujitsu, Procter & Gamble e BMW. "Compramos nos últimos anos oito novas empresas, com soluções complementares, com o objetivo de a cada três a cinco anos dobrar o tamanho da empresa", explicou Latchague.

De acordo com a diretora da Dassault Systèmes para a América Latina, Márcia Flesch, a operação da empresa dobrou no ano passado e conquistou nove novos parceiros de negócios na região — de um total de 36 — atuando em 11 tipos de indústrias diferentes, com destaque para os setores financeiros, business services, tecnologia/high-tech.

A Dassault Systèmes tem seu DNA nas indústrias aeroespacial e de defesa, resultante de um spinoff (separação) da Dassault Aviation, que projetou inteiramente o Boeing 777, motivo pelo qual esse segmento tem relevância entre as áreas de negócios da empresa no Brasil, tendo em vista toda a cadeia de suprimentos ao redor da Embraer e da expectativa da chegada dos caças Gripen suecos comprados pelo governo brasileiro.

Como exemplo da versatilidade da plataforma 3DExperience nesse segmento, a empresa cita o projeto Solar Impulse, um avião movido à energia solar capaz de voar ao redor do mundo sem combustível e sem gerar poluição, contribuindo para a causa das energias renováveis e mostrar a importância das tecnologias limpas para desenvolvimento sustentável.

Outra solução é a 3D Experience City, voltada a projetos de cidades sustentáveis, com uma plataforma colaborativa e integrada. Uma das empresas participantes do projeto, a AKKA Technologies, criou um carro autônomo, o Link & Go2, desenhado por engenheiros da França e Alemanha.

Fábrica do futuro

Michell Teller, vice-presidente do segmento de Aerospace e Defesa Dassault Systèmes, apresentou em sua palestra o conceito de fábrica do futuro, que já é uma solução em uso. Ele ressaltou três conceitos em que a tecnologia é fundamental para garantir a flexibilidade da produção: avaliação, escalabilidade e capacidade de adaptação. "Antes se acreditava que uma linha de produção deveria ser especializada, produzindo um único de item. Hoje, a proposta é que haja um ajuste de acordo com a demanda, com múltiplos produtos numa única linha de produção flexível", explica.

A plataforma 3D Experince é a única em que o projeto de um produto pode ser desenhado de forma colaborativa, com equipes trabalhando em diferentes locais, reduzindo o time to market e aumentando a produtividade, inclusive integrando outros subcontratados.  As áreas de marketing, vendas, engenharia, produção, suprimentos, logística, manutenção e serviços aos clientes trabalham de forma integrada, trocando feed backs, avaliações, inclusive como simulações virtuais do produto final antes dele ser colocado no mercado.

O executivo explicou ainda que a plataforma integra o portfólio de softwares que a empresa adquiriu nos últimos anos e conecta também os produtos da concorrência, de forma a preservar os sistemas legados e investimento dos clientes.

Além da solução 3D Experience, a Dassault reúne em seu portfólio, as marcas Catia, Solidworks, Enovia, Delmia, Simulia, Geovia, Exalead, 3D Via, 3DSWYM, Biovia, Netvibes, entre outras.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial