Brasil é o país mais afetado por ligações telefônicas de spam em todo o mundo, indica relatório

0

O Brasil continua sendo o país mais afetado por ligações telefônicas de spam em todo o mundo. É o que revela o relatório Truecaller Insights 2019, produzido com base nas chamadas e mensagens indesejadas identificadas pelo aplicativo Truecaller. Na edição anterior divulgada em 2018, o Brasil já havia se tornado o país recordista em ligações de spam, ultrapassando naquela ocasião a Índia.

Fonte: relatório Truecaller Insights 2019

Neste novo relatório, o serviço registrou uma média de 45,6 chamadas de spam no Brasil por usuário mensalmente contra 37,5 milhões na pesquisa anterior, um aumento de 21,6%. De acordo com o levantamento, que analisou 116 bilhões de chamadas e 8,6 bilhões de SMS de spam em todo globo no período entre 1º de janeiro de 2019 e 30 de outubro de 2019, os brasileiros também ocupam a quarta posição entre as populações que mais recebem spam por mensagens de texto (SMS).

Operadoras de telefonia e provedores de Internet são os principais spammers

 A Truecaller identificou que os principais spammers no Brasil são as operadoras de telefonia e os provedores de serviços de Internet. Em comparação ao relatório anterior, as ligações das operadoras aumentaram de 32% para 48%. As chamadas de bancos e serviços financeiros também figuram entre as campeãs (13%), especialmente para a oferta de cartões de crédito e empréstimos, empatadas com as ligações de telemarketing (13%).

Fonte: relatório Truecaller Insights 2019

Chamadas fraudulentas

O estudo também traz indicadores sobre as chamadas fraudulentas. Dois anos atrás, apenas 1% de todos os principais spammers estavam relacionados a fraudes. Em 2018, esse número subiu para 20% e, este ano, para 26%. Entre os golpes mais comuns está aquele em que um número desconhecido – na maioria dos casos internacional – gera uma chamada perdida e, quando a pessoa retorna, uma alta taxa é cobrada. Outra fraude recorrente é o falso sequestro.

Etíopes recebem o maior número de SMS de spam

Em relação aos spams por SMS, os dados do Truecaller Insights 2019 mostram que os países mais afetados são de mercados emergentes, sendo que os mais impactados estão no continente africano. Os etíopes são os que recebem o maior número de SMS de spam do mundo, com a média de 119 SMS de spam mensalmente por usuário. Na sequência aparecem África do Sul  (114 SMS de spam por mês por usuário), Quênia (102 SMS de spam por mês por usuário) e Brasil (87 SMS de spam por mês por usuário).

Fonte: relatório Truecaller Insights 2019

Dados mundiais mostram que países latino-americanos são os mais afetados por chamadas de spam

  • As chamadas de spam na América Latina aumentaram dramaticamente ao longo dos anos. Cinco dos dez principais mercados mais afetados estão nessa região.
  • O Peru registrou um aumento significativo de chamadas de spam e se tornou o segundo país no ranking. Os usuários agora estão recebendo, em média, 30,9 chamadas de spam por mês.
  • O maior aumento do total de chamadas de spam foi na Indonésia, que no ano passado ficou em 16º lugar e este ano escalou para 3ª posição, o maior salto já registrado pelo relatório.
  • O país que testemunhou o maior aumento de chamadas de spam em porcentagem é o Líbano, passando de 2,8 chamadas de spam / usuário para 8,6, um aumento de 208% em um ano.
  • Embora a Índia, que já ocupou o topo do ranking, tenha caído para o quinto lugar, as chamadas de spam no País aumentaram 15% ao longo do ano. O relatório descortinou também um dado triste durante este ano: 1 em cada 3 mulheres na Índia recebe assédio sexual ou chamadas e SMS inadequados regularmente.
  • Os Estados Unidos continuam na lista dos 10 principais países com mais spam do mundo. O mercado americano registrou um aumento de 7% nas chamadas de spam em comparação com o ano passado, quando o relatório havia apontado queda. A Truecaller realizou outro estudo no início deste ano nos Estados Unidos e descobriu que os golpes telefônicos fizeram com que os americanos perdessem US$ 10,5 bilhões em 2018 e quase 1 em cada 6 adultos americanos é vítima de chamadas fraudulentas.
  • As empresas de telecomunicações / operadoras ainda são os maiores spammers do mundo e as chamadas fraudulentas estão aumentando globalmente.
  • Os 5 principais mercados que recebem mais chamadas fraudulentas do mundo são Malásia (63%), Austrália (60%), Líbano (49%), Canadá (48%) e África do Sul (39%).

Notas e Metodologia

Os dados deste relatório foram agregados anonimamente a partir de chamadas recebidas marcadas como spam pelos usuários – ou automaticamente sinalizadas pelo Truecaller – durante o período de 1º de janeiro de 2019 a 30 de outubro de 2019 com o objetivo de identificar a taxa média mensal de spam. Durante esse período, foram identificadas 116 bilhões de chamadas e 8,6 bilhões de SMS de spam em todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.