Relatório revela desalinhamento na gestão de TI em relação a segurança cibernética

0

A Intel Security, em parceria com o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), divulgou o  "Tilting the Playing Field: How Misaligned Incentives Work Against Cybersecurity" (Desequilibrando o campo de atuação: como os incentivos desalinhados atuam contra a segurança cibernética), um relatório global e uma pesquisa revelando três categorias de incentivos desalinhados: estruturas corporativas versus o livre fluxo de empresas criminosas; estratégia versus implementação; e executivos seniores versus profissionais em funções de implementação. O relatório destaca maneiras de como as organizações podem aprender com os criminosos cibernéticos visando corrigir esses desalinhamentos.

Com base em entrevistas e uma pesquisa global com 800 profissionais de segurança cibernética de cinco setores industriais, o relatório descreve como os criminosos cibernéticos estão em vantagem, graças a incentivos para o crime cibernético que geram um grande negócio em um mercado flexível e dinâmico. Os defensores, por outro lado, frequentemente atuam em hierarquias burocráticas, o que os pressiona intensamente para acompanhar a demanda.

Desalinhamentos adicionais ocorrem dentro das organizações dos defensores. Por exemplo, enquanto mais de 90% das organizações relatam possuir uma estratégia de segurança cibernética, menos da metade as implementou integralmente. Além disso, 83% disseram que suas organizações foram afetadas por violações da segurança cibernética, indicando uma desconexão entre estratégia e implementação.

E, embora os criminosos cibernéticos tenham um incentivo direto para sua atuação, a pesquisa não apenas mostra que existem poucos incentivos para os profissionais de segurança cibernética, mas também, que os executivos estavam muito mais confiantes do que a equipe operacional no que diz respeito à eficácia dos incentivos existentes. Por exemplo, 42% dos implementadores de segurança cibernética relataram que não existem incentivos, em comparação com apenas 18% dos tomadores de decisão e 8% dos líderes.

"O mercado de criminosos cibernéticos está preparado para o sucesso por conta de sua própria estrutura, a qual rapidamente recompensa a inovação e promove o compartilhamento das melhores ferramentas", disse Candace Worley, vice-presidente de Enterprise Solutions da Intel Security. "Para que os profissionais cibernéticos e de TI no governo e nas empresas possam competir com os atacantes, eles precisam ser tão perspicazes e ágeis quanto os criminosos que buscam capturar, e ainda oferecer incentivos que valorizem a equipe de TI."

"É fácil elaborar uma estratégia, mas a execução é difícil", diz Denise Zheng, diretora e membro sênior do programa de política tecnológica no CSIS. "Como os governos e as empresas abordam e tratam seus incentivos desalinhados irá ditar a eficácia de seus programas de segurança cibernética. Não é uma questão de o 'quê' precisa ser feito mas sim, determinar o 'porquê' não está sendo feito e 'como' fazer isto melhor."

Outras conclusões decisivas do relatório incluem o seguinte:

  • Não executivos têm três vezes mais probabilidade em comparação aos executivos de observar os déficits de recursos financeiros e humanos como causadores de problemas para a implementação da sua estratégia de segurança cibernética.
  • Apesar de que incentivos para profissionais segurança cibernética estejam faltando, 65% estão motivados pessoalmente a fortalecer suas organizações de segurança cibernética.
  • 95% das organizações já sofreram os efeitos das violações de segurança cibernética, incluindo interrupção das operações, perda de PI, danos à reputação e à marca da empresa, entre outros efeitos. Contudo, apenas 32% relataram experiências de perda de lucros ou receita, o que pode levar a uma falsa sensação de segurança.
  • O setor governamental foi o menos susceptível a relatar dispor de uma estratégia de segurança cibernética totalmente implementada (38%). Esse setor também teve uma maior participação de agências com inadequados recursos financeiros (58%) e humanos (63%) em comparação com o setor privado (33% e 43%).

O relatório também sugere maneiras sobre como a comunidade de defesa pode aprender com as comunidades de atacantes. Isso inclui:

  • Optar pelo security-as-a-service para combater o modelo de crime cibernético como um serviço do mercado criminoso.
  • Usar divulgação pública.
  • Aumentar a transparência.
  • Reduzir barreiras de entrada para o pool de talentos cibernéticos.
  • Alinhar os incentivos de desempenho desde a liderança sênior até os operadores.

A boa notícia, segundo os autores do relatório, é que a maioria das empresas reconhece a gravidade do problema da segurança cibernética está disposta a enfrentá-lo. As organizações necessitam mais do que ferramentas para combater os atacantes cibernéticos; a experimentação é necessária para determinar a combinação certa de métricas e incentivos para cada organização, na medida em que abordam a segurança cibernética como mais do que simplesmente uma estrutura consciente de custos e se tornam mais inovadoras em sua estrutura e processos organizacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.