SENAR – GO aprimora visibilidade e controle das aplicações

0

Com o objetivo de aumentar a produtividade dos cerca de 100 colaboradores e diminuir custos com o uso racional da internet, o SENAR – GO – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás implantou novas ferramentas que permitem aumento da visibilidade e o controle das aplicações, com recursos de segurança adicionais. 

O SENAR nacional atende gratuitamente dois milhões de brasileiros do meio rural todos os anos com ações de formação profissional rural e atividades de promoção social. São 27 administrações regionais promovendo cursos e capacitações para desenvolver competências profissionais e sociais em aproximadamente 300 profissões do meio rural.

A entidade goiana detectou que como principal gargalo na área de TI a visibilidade limitada das aplicações utilizadas em sua rede. Aplicativos criptografados e que geram baixa produtividade, como redes sociais e sites de streaming, não eram identificados pela antiga solução de segurança. As ferramentas de visibilidade e a granularidade na identificação das aplicações permitiram que os administradores tivessem uma visão mais clara da rede gerando relatórios gerenciais para a tomada de decisões estratégicas.

Antes da implementação das soluções Fortinet pela parceira de negócios Zillion, percebia-se uma lentidão no acesso à Internet. Com a visibilidade, os gestores de TI puderam notar que não bastava apenas adquirir mais links, mas principalmente, era preciso controlar as aplicações que estavam sendo utilizadas na rede. Acessos a sites como Netflix, Facebook e Spotify foram restringidos por meio de técnicas de controle de acesso como banda consumida e bloqueio de sites maliciosos.

Somando-se à segurança adicionada, a solução da Fortinet também aumentou a produtividade de usuários remotos. Criaram-se regras para que usuários externos pudessem acessar o ambiente interno do Senar-GO por meio de uma conexão segura.

Após a implementação das soluções de segurança, a entidade conseguiu melhorar considerável do controle das aplicações devido à visibilidade do ambiente do por meio do monitoramento em tempo real e de relatórios gerenciais com alto nível de detalhamento.

Houve também aumento da segurança, devido aos recursos das ferramentas da Fortinet, que trouxeram mais mecanismos de proteção para a rede do cliente. Exemplos: Filtro Web por categorias, controle de aplicação, VPN, QoS, DLP, etc. Aliada a essa melhoria, a entidade conseguiu otimizar a produtividade, pois os administradores passaram a ter controle do que acontece dentro da rede e puderam otimizar os recursos com mais eficiência.

A solução produz relatórios de acesso à internet automatizados, permitindo constante reavaliação do ambiente e ajudam os gestores a tomarem ações proativas em vez de aguardar um problema acontecer.

Com a implementação, o Senar – GO consolidou diversos serviços de segurança em uma única solução, reduzindo o custo anual do ambiente. Além disto, o controle de acesso tornou a aquisição de novos links desnecessária uma vez que melhorou a eficiência da utilização da internet.

"A maior insatisfação do SENAR – GO eram os gargalos na visibilidade da rede. Antigamente, a visibilidade era parcial e não conseguíamos monitorar totalmente o tráfego e as aplicações que estavam sendo acessadas. Após a implementação das soluções Fortinet, observamos uma melhora na obtenção de relatórios, a produtividade dos nossos colaboradores melhorou e o acesso externo à rede é feito de forma segura, com simplicidade e segurança.", explica Alberto Soares dos Santos, analista de redes da entidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.