Apenas em agosto, mais de 1 milhão de malwares foram detectados no Brasil, alerta estudo

0

A Trend Micro divulga os resultados do seu relatório mensal Fast Facts, que aponta as principais ameaças cibernéticas que ocorreram no Brasil durante o último mês de agosto. Segundo os dados, apenas no Brasil, foram detectados mais de 1 milhão de malwares, colocando o país entre aqueles com os maiores registros de ameaças no mundo. Japão e EUA lideram esse ranking, com mais de 6 milhões de detecções em cada país.

Outro destaque, de acordo com o Fast Facts, vai para os malwares do setor bancário, em que o Brasil aparece no top 15 dentre os países com mais detecções de malwares envolvendo bancos, sempre voltado ao roubo de credenciais, senhas, número de cartões etc. A China é o principal alvo dos atacantes, segundo os dados.

Para Aloisio Marinho, especialista de Segurança da Informação da Trend Micro, o Brasil estar entre os países mais visados pelos atacantes não é novidade, uma vez que vive um momento de ascensão tecnológica, expandindo também o universo de atuação para os cibercriminosos. "Ao passo que as novas tecnologias chegam às empresas e aos consumidores, os atacantes procuram novos métodos de ataque, sempre visando o lucro, com táticas que vão desde o uso da simples engenharia social, até tecnologias mais atuais, como inteligência artificial. Esse é um sinal de alerta de que, assim como ocorre com os cibercriminosos, a inovação dentro da cibersegurança deve ser constante, tanto para empresas como para o usuário final", conclui Aloisio.

O estudo

O relatório Trend Micro é divulgado pelo TrendLabs com atualizações mensais sobre o cenário de ameaças. Além dos sensores da SPN, os dados coletados também vieram de pesquisadores da Trend Micro, da equipe do Zero Day Initiative (ZDI), da equipe de Threat Hunting, da equipe de Serviço Móvel de Reputação de Aplicativos (MARS) e da Smart Home Network (SHN).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.