Diebold Nixdorf identifica novo malware de acesso remoto

0

A Diebold Nixdorf identificou em fevereiro um malware inédito no Brasil. O RAT (Remote Access Trojan) atua em dispositivos móveis de sistema operacional Android e se utiliza de técnica em que o atacante navega e realiza as transações diretamente no dispositivo móvel do usuário.

Ao infectar um dispositivo, o fraudador tem como principal objetivo se passar pelo cliente e realizar transações eletrônicas nos aplicativos de bancos enquanto o usuário não está com a atenção voltada ao celular. Todo processo de navegação, autenticação e inserção das transações acontece sem qualquer interação física do aparelho, de forma remota e controlada pelo atacante.


Praga digital afeta aplicativos de bancos de maneira remota. Mais de 20 mil casos já foram registrados no Brasil

O malware possibilita uma visualização e controle total do dispositivo da vítima por meio de permissão de acessibilidade, concedida pelo usuário no momento da instalação do aplicativo. Uma vez com a permissão, o software concede a si mesmo outras permissões necessárias para executar as demais tarefas a qual se propõe, inclusive a própria senha de desbloqueio do aparelho.

Para não chamar a atenção, o criminoso inicia a fraude e controla o dispositivo quando o usuário não está utilizando o mobile. Os hackers ativam o modo silencioso do aparelho e ainda escurecem a tela em 90% para que a pessoa não veja o acesso remoto acontecendo. Para apagar vestígios, o Malware ainda pode ser desinstalado de maneira remota após a fraude.

Como o malware chega aos usuários

Durante os processos de análise e engenharia reversa realizados pela área de Online Fraud Detection (OFD) da Diebold Nixdorf, foi possível identificar que o processo de disseminação do Malware se dá por meio de SPAM e via anúncios pagos pelos criminosos. Na maioria das vezes o acesso se dá por anúncios de atualização do aplicativo WhatsApp ou propaganda de retrospectivas.

Uma vez com controle total do dispositivo, o criminoso pode facilmente navegar pelos aplicativos de mensagem instantânea e disseminar o link para download do aplicativo falso, se passando pelo próprio usuário como se fosse uma recomendação pessoal enviada em sua rede de contatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.