Hackers usam truque do 'novo WhatsApp' para roubar dados de cartões dos usuários

0

Um novo malware está tentando roubar dados financeiros de usuários Android se passando pelo WhatsApp. O vírus "WhatsApp.CreditCardStealer" simula a tela do programa de mensagens e pede para o usuário colocar suas informações de cartão de crédito na modalidade de ataque conhecida como phishing.

A engenharia social utilizada para o ataque é através do e-mail, com a pessoa sendo convidada para instalar "o novo WhatsApp", de procedência falsa. Ao clicar no link e instalá-lo, o usuário recebe uma mensagem de erro, mas seu WhatsApp continua funcionando – demonstrando uma normalidade passageira.

Contudo, o ícone da loja de aplicativo do Google, Google Play, desaparece do smartphone. A ideia do vírus é evitar uma instalação de um app antivírus que diminuiria as chances de sucesso do atacante.

Após quatro horas em estado de hibernação, o vírus começa a agir. Ele pede para o usuário as informações de cartão de crédito da pessoa como forma de liberar o acesso ao marketplace de apps. As informações são enviadas para o servidor do hacker, que ainda cadastra o celular da vítima em um serviço de SMS, dando duplo prejuízo.

O novo malware foi descoberto pela equipe do aplicativo PSafe. Apenas neste ano, mais de 166 mil tipos de vírus foram identificados pela empresa. Vale lembrar que o WhatsApp é hoje o serviço de mensageria mais popular do Brasil, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.

Por fim, não custa lembrar: os especialistas de segurança recomendam aos usuários baixar apenas de fontes oficiais (lojas de aplicativos ou site da empresa), além de manterem antivírus instalado e atualizado em seus smartphones.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.