América Latina é o quinto colocado no ranking de spams no terceiro trimestre

0

A quantidade de spams no mundo no último trimestre caiu 2,4% em relação aos três meses passados e agora representa 68,3% do tráfego total de e-mails globais, aponta a Kaspersky Lab na sua análise sobre spam durante o terceiro trimestre de 2013.

Enquanto isso, a proporção de spams maliciosos aumentou mais de 1,5% em relação ao trimestre anterior. A maioria dos programas maliciosos propagados por e-mail buscavam conseguir dados de contas de usuários, senhas e informações financeiras confidenciais.

Em comparação com o trimestre anterior, a porcentagem de e-mails de phishing triplicou. Trojan-Spy.HTML.Fraud.gen. foi o malware mais popular entre os propagados por e-mails. Este malware é projetado para se parecer com uma página HTM, que atua como um formulário de inscrição para a online banking e que os golpistas usam para roubar informações financeiras.

O terceiro trimestre de 2013 foi rico em eventos que capturaram a atenção do público, como o parto real no Reino Unido, Edward Snowden caçado pelo FBI, e o acidente de trem na Espanha. Os hackers aproveitaram essas notícias para espalharem malware.

K1

Os links embutidos em todas as mensagens de sites comprometidos desviam os usuários para páginas infectadas com um dos mais famosos blocos de exploração: Blackhole. Depois que os usuários acessaram o link, o Blackhole começou a procurar vulnerabilidades nos programas instalados em seus computadores, e, quando encontrou uma brecha, fez o download de vários malware, incluindo spyware Trojans destinados a roubar dados pessoais da vítima.

"No terceiro trimestre deste ano, encontramos um envio em massa muito interessante: o cybersquatters imitou uma cópia do suporte técnico de uma empresa de antivírus de renome. O e-mail informa ao usuário que o arquivo que ele supostamente enviou para análise é um programa malicioso. O "engenheiro de suporte" 'sugeriu o uso de uma assinatura ligado para desinfetar equipamentos. No entanto, quando o usuário (que provavelmente não havia enviado cópias) abriu o anexo, estava com um programa malicioso que o Kaspersky Anti-Virus detectou como Email-Worm.Win32.NetSky.q.", afirmou Darya Gudkova, diretor de Análise de Conteúdo e Pesquisa da Kaspersky Lab.

Não houve alterações significativas nas principais fontes de spams por região ao longo dos dois primeiros trimestres do ano. A Ásia se manteve como a primeira fonte regional de spam, seguida pela América do Norte e Europa Ocidental. A América Latina manteve-se em quinto lugar. O Brasil não aparece na lista de países com maior incidência de spams.

K2

                            Classificação de fontes de spam, por região, no terceiro trimestre de 2013

 

A versão completa do relatório de Spam para o terceiro trimestre de 2013 está disponível em securelist.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.