Universidade implementa firewall e reduz custos de infraestrutura

0

Com o objetivo de se precaver contra ataques do tipo injection e paralisações do sistema por problemas de hardware e bugs já acontecidos anteriormente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – implementou o Next-Generation Firewall da Forcepoint.

O IFSP é uma autarquia federal de ensino fundada em 1909 e é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade. Possui 37 campi de abrangência estadual, com aproximadamente 40 mil alunos matriculados e mais quatro mil alunos nos 19 polos de educação à distância distribuídos pelo estado de São Paulo.

Além de lidar diariamente com uma série de informações críticas diretamente ligadas ao seu parque tecnológico, como dados acadêmicos, estudantis e administrativos, um dos maiores desafios que o departamento de TI do IFSP e sua equipe de Segurança de Informação enfrentam é assegurar a proteção da sua rede de TI e seus recursos de comunicação, assim como de todos os outros ativos importantes para o instituto.

Com a tramitação web sendo crucial a toda a operação, a necessidade de investir em tecnologias de ponta e com melhor TCO (Total Cost of Ownership) se tornou premente para a defesa de todo o ambiente de TI.

A primeira alternativa foi adotar uma ferramenta open source, porém a Instituição logo percebeu que ela causava aprisionamento excessivo de dos técnicos, dificultando a retenção intelectual, já que há uma alta rotatividade de profissionais dessa área tecnológica.

Outro problema era a falta de padronização e a manutenção de documentos, o que tornou a instituição totalmente dependente e exclusiva desse suporte, e exposto ao risco por não conseguirmos aplicar ações responsivas aos ataques.

Definidos os requisitos por meio das homologações, o IFSP publicou o Edital 26/2013, na qual o Forcepoint Next-Generation Firewall saiu vitorioso. A solução apresenta proteção de alta disponibilidade, dimensionamento e flexibilidade que atendem às necessidades do IFSP, e proteção avançada contra ameaças internas e externas, destacando-se como melhor valor de mercado.

A equipe de TI, com apoio da integradora Active Solutions, iniciou o processo para implementar o Forcepoint Next-Generation Firewall.

O Forcepoint Next-Generation Firewall foi inicialmente implementado apenas no Campus Central no bairro do Canindé, em São Paulo. Em 2016, porém, iniciou-se o processo de equalização do novo firewall em todos os outros campi e, hoje, todos eles utilizam o Forcepoint Next-Generation Firewall.

Durante os 30 dias de operação assistida após a implementação do Forcepoint Next-Generation Firewall, o relatório de incidentes da solução revelou 90% de resolução para incidentes leves e médios, e 100% para incidentes graves. Registrou-se uma percepção geral de melhoria de qualidade em todo o ambiente computacional, considerando que o antigo firewall não possuía qualquer ferramenta de monitoramento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.