TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Estudo aponta queda dos ataques de malware e ransomware em 2019

Postado em: 22/10/2019, às 18:24 por Redação

O número de ataques de malware caiu 15% em 2019, de acordo com levantamento do SonicWall Capture Labs, laboratório da fornecedora de cibersegurança. Nos três primeiros trimestres de 2019, 7,2 bilhões de ataques de malware foram lançados; no mesmo período, aconteceram 151,9 milhões de ataques de ransomware, que sofreu queda de 5% em relação ao mesmo período de 2018.

A redução nos ataques, no entanto, não é algo a se comemorar, já que os números ainda são bem altos. A SonicWall registrou um aumento nos ataques geográficos que vão além dos Estados Unidos, atingindo também o Reino Unido e a Alemanha, entre outros países. Os pesquisadores de ameaças do SonicWall Capture Labs estão, também, analisando novos e crescentes vetores de ataque.

As táticas do ransomware também mudaram, segundo os especialistas. Historicamente, a maioria dos autores de malware visava a quantidade de infecções, mas, agora, os invasores se concentrarem em menos alvos de maior valor, como governo e hospitais.

Os ataques de phishing estão seguindo o exemplo de ransomware e malware e também estão diminuindo globalmente, com uma redução acumulada no ano de 32%. Esse número se manteve estável a maior parte do ano. De modo semelhante ao ransomware, os ataques estão sendo mais direcionados a executivos C Level, gestores de RH e líderes de TI.

Embora, ao longo dos últimos três trimestres, uma média de 14% do malware tenha ocorrido em portas fora do padrão, os ataques no vetor cresceram no segundo (20%) e no terceiro (17%) trimestres. Os dados de portas não padrão da SonicWall são baseados em um tamanho de amostra de mais de 275 milhões de ataques de malware registrados em todo o mundo até setembro de 2019.

Os principais resultados incluem:

O malware focado em IoT saltou para 25 milhões, um aumento de 33%;

Ameaças criptografadas cresceram 58% nos três primeiros trimestres;

Os ataques a aplicativos da Web estão avançando, mostrando um aumento de 37% em relação ao mesmo período do ano passado;

O volume de malware atinge 7,2 bilhões, o que representa uma queda de 15% em relação ao ano anterior;

Ataques de ransomware atingem 151,9 milhões, uma redução de 5% em relação ao ano anterior;

14% dos ataques de malware ocorreram por meio de portas não padrão.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial