Novo golpe usa WhatsApp em falsa oferta de videochamada

0

A ESET identificou um novo tipo de golpe disseminado por meio de mensagens do WhatsApp e que promete uma funcionalidade de videochamada para os usuários. Na ação, os cibercriminosos enviam um link falso informando que a função está liberada e pode ser baixada pelo link enviado na mensagem. O objetivo é inscrever as vítimas em serviços de mensagens pagas e realizar download de aplicações maliciosas.

whatsapp

Para que a ação seja mais efetiva e engane o maior número de usuários, os cibercriminosos usaram um falso domínio "xxx.whatsapp.com". Ao clicar no link, a vítima é levada para uma página para ativar a falsa funcionalidade de videochamada, disponível para os sistemas operacionais Android, iOS e Blackberry.

Em seguida, para completar o download, uma barra de carregamento inicia a viralização do golpe. Nessa etapa, a vítima é avisada de que para ativar a videochamada deve compartilhar a mensagem com cinco amigos e em cinco grupos diferentes do WhatsApp. Ao realizar a ação e compartilhar o link com seus contatos, o usuário é informado de que deve enviar para mais contatos.

Após realizar o compartilhamento, o navegador da vítima é direcionado para uma página de publicidade, que funciona de forma randômica a cada acesso, onde é feito o download de uma aplicação maliciosa no equipamento do usuário, sem que o mesmo perceba. Além disso, a cada acesso ao conteúdo publicitário, os cibercriminosos recebem uma comissão pela visualização do conteúdo.

WhatsApp como isca

Nos últimos meses, a ESET identificou uma série de golpes aplicados pelo WhatsApp. Em geral, o modo de atuação é bem parecido e tem como objetivo enganar o maior número de pessoas com promessas de promoções e serviços exclusivos.

"Golpes no WhatsApp estão cada vez mais frequentes. Os cibercriminosos utilizam a engenharia social para chamar a atenção dos usuários e persuadi-los a divulgar informações pessoais, compartilhar contatos e acessar conteúdos maliciosos", afirma Camillo Di Jorge, presidente da ESET. "As pessoas que utilizam o WhatsApp precisam ficar atentas aos conteúdos que recebem. A melhor forma de evitar problemas é ter uma solução de segurança instalada no smartphone e não clicar em links que prometem promoções, jogos ou novas aplicações", reforça.

Entre os recentes golpes descobertos pela ESET e disseminados pelo WhatsApp no Brasil estão: falsos cupons de desconto das duas maiores redes de fast food do mundo; falsos pacotes de novos Emoticons; e uma aplicação maliciosa que fingia ser a versão do WhatsApp para PC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.