Pontos de vulnerabilidade deixam sua rede exposta a ataques

0

Questões de segurança no mundo virtual são sempre de extrema importância. Uma rede vulnerável está sujeita a uma série de ameaças, cujas consequências podem ser desastrosas, como perda de informações fundamentais para seus registros, vazamento de dados sigilosos como senhas e número de cartões, possibilidade de infecção de sistema com vírus e malwares, risco de comprometer os computadores e aparelhos ligados a rede, roubos e outros cibercrimes que podem trazer prejuízos milionários.

A velocidade com que as inovações tecnológicas ocorrem e os recursos virtuais aumentam, também surgem novos desafios de segurança. A cada dia surgem novas ameaças e, consequentemente, possibilidade de diferentes ataques à rede de sua empresa. Nesse aspecto, é fundamental saber identificar e corrigir pontos de vulnerabilidade, e manter as soluções atualizadas.

Para fazer isso de forma correta, é preciso contar com uma infraestrutura atualizada e uma gama de produtos e serviços, entre eles há simuladores de ataques, que identificam possíveis falhas no sistema, antivírus e softwares de proteção contra ameaças, além de uma equipe de TI, interna ou externa, preparada para acompanhar o desempenho do sistema.

Para identificar e corrigir pontos de vulnerabilidades da rede como falhas na criptografia de conteúdos, falta de senhas ou senhas fracas e validação de dados deficiente, existem recursos específicos, como:

  • Pen Test – Ferramenta capaz de entrar na plataforma digital e identificar todas as falhas, simulando um ataque vindo de uma fonte maliciosa contra o sistema;
  • Firewall – Provavelmente a mais avançada tecnologia de segurança de rede, pois conta com softwares e programas de proteção completos. São dispositivos que identificam e barram ameaças externas com máxima a eficiência;
  • Análise de vulnerabilidade – Por meio de um serviço minucioso, todas as ferramentas e instalações da empresa são avaliadas, como senhas e conexões de rede;
  • Hardening – É um processo de mapeamento das ameaças, mitigação dos riscos e execução das atividades corretivas, com foco na infraestrutura e objetivo principal de torná-la preparada para enfrentar tentativas de ataque.

Sendo o mercado de TI bastante competitivo, possuindo uma oferta bastante variada de produtos e serviços, como saber, em meio a tantas opções, se sua empresa está contando com a melhor alternativa? Além de prestar atenção na seriedade da empresa contratada, verifique se as soluções oferecidas estão atualizadas, atendendo às suas demandas, e se os profissionais são versáteis e comprometidos com a qualidade da entrega.

Perspectivas e reforço de segurança é a solução

Atualmente, o uso de novas tecnologias como armazenamento em nuvem e integração de sistemas em rede são imprescindíveis para que uma empresa aumente a produtividade e seja mais competitiva. Mas, é preciso estar ciente dos riscos que estas novas tecnologias trazem. Adotando as estratégias corretas e contratando o serviço adequado, sua rede e seus dados estarão sempre protegidos, garantindo um ótimo desempenho e credibilidade para sua empresa.

Eduardo Meirelles, diretor comercial da Everest Ridge.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.