Cibercriminosos infectam mais de 3 milhões de computadores

0

A Symantec divulga que auxiliou uma operação liderada pela Europol para deter o grupo cibercriminoso por trás do botnet Ramnit (detectado pela Symantec como W32.Ranmnit.B), que infectou e roubou informações em mais de 3,2 milhões de computadores no mundo, incluindo o Brasil. A empresa cedeu dados técnicos e de telemetria para auxiliar na investigação do órgão europeu. No Brasil, o grupo afetou ao menos 100 mil máquinas. A ação também contou com o suporte da Microsoft e outros parceiros da indústria de segurança da informação e de infraestrutura.

O Ramnit é conhecido por possuir diversas formas de atacar um usuário. Ele é capaz de monitorar sessões de navegação na internet, roubar credenciais bancárias e cookies de sites ou pegar arquivos no disco rígido, além de dar aos atacantes acesso remoto ao computador. Além disso, o grupo incorporou diversos recursos em seus malwares, para evitar o banimento e manter a infecção ativa nos computadores.

Os países mais afetados pela gangue, que atuava há cinco anos, são Índia, Indonésia, Bangladesh, Estados Unidos e Vietnã. E, apesar da identificação da ameaça ter reduzido a quantidade de computadores infectados pela ameaça, a Symantec continua a bloquear ataques dos malwares utilizados pelo grupo. Apenas em novembro de 2014, por exemplo, a média diária de defesas foi de cerca de 6.700 novas infecções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.