Pesquisa diz que 21% dos internautas acreditam que suas senhas não têm valor para os criminosos

0

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab e pela B2B International, 21% dos internautas acreditam que suas senhas não têm nenhum valor para os criminosos. No entanto, a empresa de segurança adverte que as senhas dão acesso aos dados pessoais dos titulares das contas, para a vida privada e até mesmo para o dinheiro – e se elas são roubadas as consequências podem afetar não só os usuários, mas também seus contatos.

Por exemplo, um e-mail comprometido dá aos golpistas acesso a todos os serviços que o usuário tenha conectados a ele, graças às notificações de registros bem-sucedidos ou mensagens de pedidos de recuperação de senha. Por sua vez, uma conta comprometida em um site de redes sociais torna possível espalhar propaganda, spam e links maliciosos. Já os códigos de acesso de uma loja online dão aos cibercriminosos a oportunidade de coletar os dados financeiros do usuário e gastar o dinheiro deles. No entanto, apenas metade (52%) dos entrevistados vêem as senhas como uma informação valiosa que não gostaria de ver nas mãos de cibercriminosos, e 21% dos entrevistados acreditam que ela não tenha nenhum valor nas dos criminosos.

A pesquisa mostra ainda que os internautas muitas vezes escolhem o caminho mais fácil ao criar e armazenar suas senhas. Apenas 26% dos respondentes criam uma sequencia diferente para cada conta, enquanto 6% dos entrevistados usam software especial de armazenamento de senha. Outros 18% anotam as senhas em um caderno, 11% armazenam em um arquivo no próprio dispositivo e 10% colocam uma etiqueta perto do computador. Além disso, 17% das pessoas compartilham livremente as suas senhas de contas pessoais com membros da família e amigos.

Enquanto isso, as estatísticas mostram que o roubo de senhas é uma ocorrência comum. De acordo com os dados do Kaspersky Security Network em 2014, os produtos da empresa protegeram 3,5 milhões de pessoas contra ataques maliciosos capazes de roubar os dados de acesso do usuário em vários tipos de serviços. 14% dos entrevistados de 23 países também informaram que suas contas tinham sido invadidas durante o ano.

"Mesmo se você não for uma celebridade ou um bilionário, os cibercriminosos podem lucrar com suas credenciais", afirma Peter Aleshkin, gerente de marketing para varejo de mercados emergentes da Kaspersky Lab. "Uma senha é como a chave de sua casa; você não iria deixar a porta destrancada ou colocar suas chaves onde qualquer um poderia encontrá-las, só porque você acha que não tem alguma coisa de grande valor. Assim é possível evitar muitos problemas com a criação de senhas complexas, específicas para cada conta e o armazenamento cuidados delas em um lugar seguro."

Para proteger sua conta contra acessos não autorizados, seguem algumas regras simples:

Crie uma senha exclusiva para cada conta: se uma delas for roubada, as outras permanecerão seguras.

Crie uma sequência complexa que não será fácil de roubar mesmo usando programas especiais. Utilize, pelo menos, oito caracteres, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, números e sinais de pontuação. Não use nomes de animais de estimação ou datas de nascimento!

Não compartilhe suas senhas, nem mesmo para seus amigos. Se os cibercriminosos não conseguirem rouba-la de você, eles podem ter acesso a elas ao infectar o dispositivo de outra pessoa.

Armazene suas senhas em um lugar seguro. Não anote em um papel ou salve as sequencias no computador sem uma proteção adequada. Dê preferência para o uso de um programa para gerenciar as senhas de um fornecedor confiável, como o Kaspersky Password Manager, que faz parte Kaspersky Total Security multidispositivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.