TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Dois golpes pelo WhatsApp prometem camisas da seleção brasileira de futebol

Postado em: 28/05/2018, às 19:21 por Redação

A Copa do Mundo da Fifa virou isca para golpes que circulam pelo WhatsApp. O mais novo, descoberto pela empresa de segurança eletrônica Kaspersky, tem feito vítimas prometendo uma camisa da seleção brasileira de futebol.

De acordo com a Kaspersky, o golpe começa quando o usuário recebe uma mensagem dizendo que a marca de vestuário esportivo Nike está distribuindo gratuitamente camisas da seleção brasileira por tempo limitado, ou que você é ganhador de uma dessas camisas, quando o golpe vem pelo navegador.

Ao clicar no link que acompanha a mensagem, o usuário é direcionado a uma página falsa sobre a tal promoção. Após responder a algumas perguntas, a vítima é levada a compartilhar o link com mais amigos, de forma a completar sua participação na falsa promoção e também a espalhar o golpe.

Quem receber o golpe pelo iPhone é, então, levado a instalar aplicativos que participam de esquemas conhecidos como "pay-per-install", em que o criminoso ganha por cada instalação. Já as vítimas que estão no Android são enganadas e levadas a instalar apps maliciosos por fora do Google Play.

Em alguns casos, o golpe usa até uma falsa mensagem de que o seu celular foi infectado por vírus, para te forçar a instalar um programa que é, na verdade, o próprio vírus. O programa do tipo adware dispara propagandas invasivas e muitas vezes até pornográficas na tela do smartphone.

Os peritos Kaspersky dizem que os criminosos por trás do golpe são do Leste Europeu e estão envolvidos em outros golpes disseminados pela internet. A recomendação é: sempre desconfie de promoções que ofereçam muito em troca de nada, e alerte seus contatos caso receba uma mensagem do tipo.

Já a Norton by Symantec alerta para uma suposta promoção da Nike. Em virtude da comemoração de 22 anos de parceria com a seleção Brasileira, a companhia estaria distribuindo camisas oficiais. Ao acessar o link disponibilizado na mensagem, a vítima é redirecionada para uma página na qual é induzida a responder questões como gênero, tamanho e cor do produto que gostaria de ganhar.

Para efetivar a promoção, o usuário precisaria compartilhar o link malicioso com pelo menos 30 amigos ou grupos de WhatsApp. Após o compartilhamento, a pessoa é redirecionada para baixar um aplicativo, que varia de acordo com o dispositivo utilizado.

"O objetivo dos cibercriminosos com este golpe é obter ganho financeiro com os anúncios mostrados no processo de adesão da suposta promoção e com o download de aplicativos, além de coletar dados pessoais", alerta Nelson Barbosa, especialista em segurança da Norton. "É muito importante que o usuário tenha cuidado ao compartilhar promoções como esta, principalmente se não conseguir verificar a veracidade da informação", finaliza.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial