Pisa implanta solução de segurança integrada

0

A necessidade de um gerenciamento efetivo integrado de segurança de TI fez com que a empresa Pisa Indústria de Papéis, a única produtora de papel jornal do país, implantasse soluções de segurança da McAfee em seu ambiente tecnológico. A área de TI atuava com um ambiente híbrido para segurança de dados, com três soluções de diferentes fabricantes, que realizavam funções de proteção da internet, rede corporativa e proteção firewall. Sem uma política definida, mais de 260 usuários acessavam livremente conteúdos na internet, além de sobrecarregar a intranet com excesso de conteúdos acessados.

De acordo com Jeandré Guimarães, gerente de TI da Pisa, a empresa precisava de uma solução simples, mas que protegesse de forma unificada os equipamentos contra vulnerabilidade de ataques de vírus e malwares mal intencionados. "A nossa estrutura de TI exigia uma plataforma de fácil administração, mas que ao mesmo tempo atendesse toda a demanda e não deixasse o nosso ambiente vulnerável", destaca Jeandré Guimarães.

Após análise do cenário de TI a Pisa escolheu a Brasoftware, que indicou a implantação das Soluções McAfee Security Connected, que dentre vários produtos, contemplam as soluções McAfee Web Gateway, Firewall Enterprise e EndPointVírusScan Enterprise. Além disso, a empresa adquiriu dois hardwares – modelo WE400 (appliance), que foi instalado no Data Center. Nesses equipamentos foram instalados McAfee Web Gateway e Firewall Enterprise, que passaram a funcionar como interface para os 265 usuários.

Segundo Attília Capella, gerente responsável pelo projeto da Brasoftware, a solução integrada em uma única plataforma permite à equipe de TI da Pisa um melhor gerenciamento do seu parque tecnológico ao proporcionar controle de pacotes com base em políticas de bloqueio e ameaças.

Com o WebGateway, a equipe de TI passou a filtrar o conteúdo de acesso dos usuários na internet. "Por meio do programa, conseguimos criar uma política de restrição do uso da internet, limitando quais conteúdos que podem ser utilizados ou quais recursos estão disponíveis na web para cada perfil de usuário", destaca Guimarães.

Além de concluir o processo de instalação da solução e a configuração do appliance, e realizar a configuração dos filtros que barram o acesso a determinados conteúdos, a Brasoftware também promoveu um workshop de uso da plataforma para a equipe de TI da Pisa.

O projeto foi concluído no início do primeiro trimestre de 2014 e a solução já opera totalmente. Segundo Jeandré, após a implantação da McAfee, houve um resultado muito satisfatório na performance da internet e os índices de problemas com vírus e ataques foram reduzidos a quase zero.

Outro fator positivo observado está em relação aos custos. "Conseguimos reduzir em quase 60% os custos com segurança de dados da empresa. No nosso antigo cenário, trabalhávamos com cinco servidores para cuidar da segurança, atualmente, contamos com dois. Além de termos reduzidos os gastos com licenciamento e recursos de energia", destaca Guimarães.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.