Check Point Research identifica mais de 75 mil dispositivos infectados pelo malware Agent Smith no Brasil

0

A Check Point Research, divisão de inteligência de ameaças da Check Point Software Technologies Ltd. identificou o número de  dispositivos infectados pelo malware Agent Smith por país. O  Agent Smith impacta dispositivos Android como smartphones e tablets e, no Brasil, foram infectados 75.195 dispositivos móveis.

No início de julho, a equipe da Check Point Research descobriu essa nova variável de malware móvel que, silenciosamente, infectou cerca de 25 milhões de dispositivos no mundo.

Embora o Agent Smith não tenha utilizado a PlayStore para se proliferar e ser direcionado principalmente para usuários de idiomas hindi, árabe, russo e indonésio, não se trata de um ataque direcionado a esses países. Foi uma campanha abrangente e que infectou dispositivos em diversos países. O acesso a lojas de terceiros e não oficiais é seu principal vetor de infecção.

Os danos que esses dispositivos infectados podem gerar ao usuário se concentram na área financeira. Neste caso, o Agent Smith está sendo usado para obter ganhos financeiros por meio de anúncios maliciosos. No entanto, ele poderia ser facilmente utilizado para fins muito mais intrusivos e prejudiciais, como o roubo de credenciais bancárias. De fato, devido à sua capacidade de ocultar seu ícone de inicialização e de enganar um usuário se passando por um aplicativo popular qualquer existente em um dispositivo, há inúmeras possibilidades desse tipo de malware danificar o aparelho de um usuário.

A campanha do Agent Smith serve como um lembrete de que o esforço dos desenvolvedores de sistemas, por si só, não é suficiente para criar um ecossistema seguro para o Android. Requer atenção e ação de desenvolvedores de sistemas, fabricantes de dispositivos, desenvolvedores de aplicativos e usuários para que as correções de vulnerabilidades sejam realizadas, distribuídas, adotadas e instaladas a tempo.

Outra recomendação é que organizações e consumidores devem ter uma solução avançada de prevenção contra ameaças móveis instalada no dispositivo para se protegerem contra a possibilidade de inserir inadvertidamente aplicativos maliciosos, mesmo que sejam de lojas de aplicativos confiáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.