Podemos finalmente deixar de utilizar fitas magnéticas para a recuperação a partir de desastres?

0

Depois que me graduei na faculdade, meu primeiro emprego na Digital Equipment Corporation exigia que eu carregasse e descarregasse, todos os dias, dezenas de rolos de fita magnética.

backup1

Na maior parte do tempo, este era um procedimento simples, mas de vez em quando a fita saia da trilha, ficava presa ou se rompia, e o resultado era uma imensa bagunça com a fita.

backup2

Fiquei muito empolgado quando trocamos as fitas de carretel por fitas de cartucho. Elas eram menores, mais fáceis de carregar e não ficavam presas tão facilmente.

fitas3

Mesmo assim, elas eram (e ainda são) bastante difíceis de lidar. Todas elas precisavam ser rotuladas, registradas em uma planilha e armazenadas para operações de recuperação. E depois, algumas tinham de ser encaixotadas e rastreadas, pois faziam uma viagem da central de dados para o setor de armazenamento externo, e depois de 3 meses, retornavam.

fitas2

Isso foi na década de 1980. Durante os 20 anos seguintes, esse foi o método utilizado. Sim, os sistemas de fitas ficaram mais rápidos e com maior capacidade, mas ainda assim era preciso lidar com todas aquelas fitas. E o verdadeiro pesadelo era quando se precisava recuperar dados de uma fita. Você acha que as tartarugas são lentas? Pois tente recuperar dados de uma fita de backup com o vice-presidente da companhia em pé, atrás de você, perguntando: "Isso ainda não terminou?"

Em 2005, os primeiros sistemas de VTL (Virtual Tape Libraries, ou bibliotecas de fitas virtuais), mais tarde denominados dispositivos de backup, foram desenvolvidos e melhoraram muito os backups. Foi uma revolução na proteção de dados. Utilizando discos, em vez das fitas, os backups eram muito mais rápidos e mais confiáveis. E o uso da desduplicação (eliminação de duplicações) mantinha os custos baixos. Naquele momento, as pessoas começaram a perguntar: "As fitas finalmente acabaram?"

virtual-tape-libraries

Desde então, decorreram mais 10 anos, e as fitas ainda são utilizadas. Todo mundo usa dispositivos de backup para recuperação de operações. Algumas pessoas os utilizam até mesmo para a recuperação a partir de desastres, duplicando eletronicamente dados externos para outro dispositivo de backup. Mas ainda existem muitas organizações de TI gravando em fitas e transportando-as por caminhão para serem recuperadas.

A próxima revolução já chegou, e espero (e rezo) que ela finalmente termine com o pesadelo conhecido como backup em fitas. Esta revolução é fundamentada na tecnologia de Nuvens (Cloud) para a retenção de dados por longos períodos e posterior recuperação.

Existem três razões pelas quais a Nuvem é melhor do que as fitas: confiabilidade, velocidade e segurança.

Confiabilidade

Sendo dispositivos mecânicos com muitas peças móveis complexas, tanto no drive como em mídia, as unidades de fita podem falhar, e frequentemente falham. Além disso, os drives de fita são suscetíveis ao acúmulo de poeira e resíduos, e também ao desgaste causado pelos típicos ambientes de armazenamento de fitas. Isso explica porque a confiabilidade parece diminuir repentinamente nesses ambientes depois de apenas três anos.

Velocidade

O nome Underneath Cloud (sob nuvens) se refere à capacidade e à velocidade do disco. Muitos desenvolvimentos e pesquisas estão em andamento visando aumentar o desempenho dos sistemas de armazenamento de objetos que estão no centro da maioria dos sistemas em Nuvem locais.

Segurança

A Nuvem elimina os riscos de segurança decorrentes da manipulação manual das fitas e ajuda a evitar os complicados casos judiciais envolvendo a perda de fitas de backup contendo dados pessoais.

E quanto ao custo?

Uma das principais características positivas das fitas é que elas são muito baratas, custam cerca de $0,02 centavos por gigabyte. Contudo, em virtude do uso da desduplicação avançada e de outras tecnologias de otimização de capacidade, o preço do armazenamento em Nuvem está caindo rapidamente, e atualmente está em cerca de apenas $0,033 por gigabyte.

E então? Podemos finalmente deixar de usar fitas?

Sim! A revolução já começou. E agora é a hora de utilizar a Nuvem e definitivamente parar de usar fitas magnéticas para armazenamento por longos períodos e posterior recuperação, mas você ainda vai precisar de algumas caixas para colocar todas aquelas fitas antigas antes de levá-las para o"lixão".

fitas4

 

Victor Nemechek, gerente de Marketing de Produto de Software da HDS.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.