CyberWars: acho que já vi esse filme

0

Não muito tempo atrás, em um departamento de TI próximo a você, uma ciberinvasão pode ter começado. Neste artigo, farei uma alusão às situações de cibersegurança com títulos e sinopses de filmes mostrando como a falta de investimentos e riscos associados podem levar à horrores, dramas e aventuras na sua empresa. Peguem sua pipoca e vamos lá.

O dia em que a empresa parou (Terror)

Inicialmente invisível, como um vírus, algo torna os computadores e servidores da empresa em zumbis. Alguns usuários não conseguem acessar a rede e, parar piorar, alguns arquivos não abrem: ficaram ilegíveis. Ninguém na empresa consegue trabalhar. Desesperados, acionam a equipe de TI, a quem cabe agora resolver esse enigma.

Lição: esteja sempre antenado às ciberameaças, novas e antigas, como se proteger e, ainda, como responder adequadamente para mitigar os riscos.

Apertem os cintos, os dados sumiram (Suspense)

O departamento de TI, em estado de choque, percebe que os dados da empresa foram criptografados por um malware; mais precisamente, um ransomware. Além disso, descobrem que não têm backup de uma parte dos dados críticos para a operação do negócio. Só há duas maneiras de resolver esse problema: recuperando o backup e aceitando certa perda ou pagando o resgate. E o tempo é curto.

Lição: planejar melhor para não perder dinheiro e dados mais à frente. Há muito o que se pode fazer para não sair no prejuízo com um ataque de ransomware.

O resgate do seu dado: ransomware (Drama)

Após ter alguns de seus arquivos aprisionados por um malware, a equipe de TI tenta resgatá-los a qualquer custo. Neste sequestro incomum, a exigência é um placar alto num game difícil para liberar os arquivos.

Lição: as exigências dos hackers nem sempre são financeiras, não conte com isso. Conhecer seus inimigos é parte fundamental para saber se defender deles.

Botnet: os invasores do ciberespaço (Ação)

Dominando dispositivos ligados à internet, uma rede de robôs virtuais toma conta dos seus recursos de processamento e acesso à grande rede. Abusando deste controle, são comandados a efetuar ciberataques, se espalhando e gerando caos. Tem-se início uma ciberguerra sem precedentes.

Lição: a ameaça pode vir de onde você menos espera. Monitorar o ambiente de segurança de TI, incluindo os ativos mais críticos, é essencial para identificar as ameaças a tempo de evitar perdas.

CSO: a esperança (Romance)

Um diretor em sua luta para ajudar sua empresa a entender a necessidade de cibersegurança. Linha dura contra os hackers e motivado por sua missão, tenta justificar os investimentos na área mantendo a empresa operacional e sem violações de segurança.

Lição: ouça quem entende do assunto e compreenda a importância da segurança da informação. O assunto requer atualização, dedicação e expertise para a defesa adequada nesse cenário de constantes mudanças.

Threat Intelligence: invasão impossível (Ação)

Reconhecidamente a mais evoluída técnica de colaboração do mercado hoje para impedir ciberameaças, tem sua prova de fogo quando hackers planejam um ataque global coordenado.

Lição: conheça o potencial das ferramentas disponíveis no mercado para lidar com ciberameaças.

NG-Firewall (Drama)

Um jovem firewall, ainda permissivo e que se recusa a aceitar regras, enfrenta os ciberdesafios de amadurecer e evoluir com o tempo.

Lição: estude os firewalls modernos; eles podem muito mais do que antes imaginado.

Se meu SIEM falasse (Aventura)

Analista de segurança da informação e sua ferramenta de SIEM encaram aventuras lidando com os mais diversos comportamentos do mundo cibernético.

Lição: o SIEM deve ser atualizado com novas regras acompanhando a evolução e complexidade dos ataques.

Hackers do C@r1b3 (Suspense)

As suspeitas de ciberataques recentes levam uma organização a crer que os responsáveis estariam no Caribe, mas nem tudo é o que parece ser quando vários países entram na história.

Lição: identificar a origem de um ciberataque nem sempre é tão óbvio.

E o hacker levou (Terror)

Uma empresa começa a ter sucessíveis vazamentos de dados na internet, manchando sua reputação frente aos investidores e consumidores, e vê despencar o valor de suas ações. Mas por onde vazaram e quem é o responsável? Conseguiria a empresa impedir sua falência?

Lição: não seja pego de surpresa, monitore seu ambiente.

Esqueceram da SI (Drama)

Uma organização crescia rapidamente alcançando muito sucesso e bons lucros. Investiam pesado em tecnologia e pessoas, mas faltava algo que, mais tarde, levaria a arrependimentos e perdas.

Lição: sua empresa ainda não investe em segurança da informação (SI)? Ela também faz parte do sucesso.

E então, já viu algum desses filmes no seu departamento? Qualquer semelhança não é mera coincidência. No entanto, a graça do texto não se compara ao sentimento vivido na realidade. Investimentos em cibersegurança podem ajudá-lo a evitar que muitos dos horrores e dramas acima aconteçam na sua empresa. Conscientize não apenas sua equipe e os colaboradores, mas também a alta direção, para entenderem que esquecer da SI e não dar sua real importância pode custar muito mais que um resgate de ransomware ou a operação parada por algumas horas. Pode custar o sucesso da própria empresa.

André Duarte, coordenador de Operações do Arcon Labs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.