Como conciliar uso de dispositivos móveis pessoais na empresa aumentando a produtividade e a segurança

0

Estamos cada vez mais conectados e 'móveis'. O termo Bring Your Own Device (BYOD) não é mais tendência, é fato. Esse é um movimento inevitável, já que diferentes pesquisas sobre o assunto mostram que quase 50% das corporações brasileiras já adotam esse modelo.

A divisão entre a área de TI e os dispositivos eletrônicos pessoais que os funcionários acreditam ser importantes para fazer negócios ficou imprecisa. Isso resultou em um crescimento explosivo do uso da tecnologia pessoal no mundo profissional: laptops, tablets, smartphones e dispositivos de armazenamento USB.

Nos últimos anos, dispositivos como tablets e smartphones estão passando por um processo de popularização tanto no mercado consumidor quanto no corporativo e, portanto, o número de funcionários levando dispositivos eletrônicos pessoais para o ambiente empresarial está crescendo progressivamente.

 Como hoje é quase impossível separar e distinguir dispositivos pessoais dos corporativos, as empresas precisam garantir que seus funcionários e colaboradores acessem seu ambiente digital de forma segura. Diante disso, as empresas precisam ser proativas quanto a segurança dos dispositivos móveis conectados em suas redes, sejam eles, pessoais ou corporativos. Uma pergunta muito comum é: "Como é possível proteger o patrimônio e a propriedade intelectual das empresas se os funcionários conectam seus dispositivos pessoais aos ambientes corporativos?".

Os CIOs têm buscado estratégias flexíveis de médio e longo prazos que se integrem à infraestrutura de segurança existente na empresa. O grande problema é que muitos usuários ignoram e contornam as políticas de privacidade das empresas. Teimosos, eles ignoram algumas regras de uso de dispositivos, e acabam correndo riscos como utilizar wi-fi público ou aplicativos móveis não seguros. Por conta disso, companhias estão cada vez mais procurando por tecnologias para aumentar o controle e segurança.

 

O BYOD traz aumento no risco à segurança e há uma complexidade operacional, uma vez que o controle muda da TI sozinha (B2B) para a combinação TI e usuário (B2C), em que há vários dispositivos, com diversos sistemas operacionais e preocupações legais de privacidade. Uma pesquisa da McAfee apontou que 55% das empresas acreditam que seus funcionários acidentalmente trouxeram malwares ou estavam envolvidos em perda de dados inconscientes.

É preciso identificar 'quem' faz o acesso aos dados corporativos e à rede e não 'o quê', orientando-se pela política de segurança que a empresa elaborou e pelos níveis de autorização que a mesma determina a seus funcionários, sem impedi-los de adotar seus dispositivos em seu dia a dia. Assim, a empresa garante a entrega do recurso mobilidade aliado a manutenção do nível de segurança do ambiente.

A solução ao desafio de entregar mobilidade e agilidade aos usuários a partir do uso de dispositivos móveis deve respeitar algumas premissas, como: proporcionar flexibilidade aos funcionários e, ao mesmo tempo, reduzir os riscos para a empresa; aproveitar a capacidade que os dispositivos eletrônicos pessoais podem levar ao local de trabalho; aproveitar a eficiência desses dispositivos para trabalhar com mais agilidade; proteger dados confidenciais em dispositivos móveis e os próprios aparelhos, especialmente smartphones e tablets; estabelecer e seguir políticas corporativas para proteção da rede e informações corporativas e dos funcionários; e garantir rastreabilidade aos dados confidenciais e corporativos que sejam transferidos aos dispositivos móveis.

Além disso, é importante salientar aos funcionários que nem todos dispositivos estão preparados para o uso corporativo. O uso indevido de aparelhos eletrônicos pessoais para o trabalho pode aumentar ainda mais as chances de perda de produtividade, falhas na segurança e problemas de compatibilidade com os sistemas da empresa.

Bruno Zani, engenheiro de Sistemas da McAfee Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.